Cultura: Memorial do Imigrante abre exposição fotográfica Nos Trilhos da Cantareira

Em cartaz até 28 de março, a mostra comemora os 150 anos da ferrrovia no Brasil

seg, 26/01/2004 - 11h24 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 150 anos da ferrovia no Brasil, o Memorial do Imigrante e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária organizam a exposição fotográfica Nos Trilhos da Cantareira.

Composta por cinqüenta fotos inéditas da Cia. Tramway da Cantareira, clicadas na década de 1950, a exposição também homenageia Carl Heinz Hahmann, autor dos registros e um dos pioneiros da fotografia ferroviária no Brasil. A mostra permanece em cartaz até 28 de março.

Em 26 de janeiro de 1893, a Companhia Cantareira obteve autorização para a construção da ferrovia e, em novembro do mesmo ano, corria o primeiro trem. Ironicamente, o progresso que a Tramway da Cantareira ajudou a construir, foi o mesmo que a fez desaparecer.

Serviço

O Memorial do Imigrante está localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro da Mooca, e pode ser visitado de terça a domingo das 10h às 17h (inclusive feriados). Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). Menores de 7 (sete) anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos têm entrada gratuita. O local dispõe de acesso para portadores de deficiência, lanchonete (com almoço aos domingos) e estacionamento.

(LRK)