Cultura: Memorial da América Latina promove exibição de filmes italianos

São três sessões por dia, com entrada gratuita

sex, 03/05/2002 - 14h31 | Do Portal do Governo

O cinema italiano é um dos mais importantes do mundo. Seu prestígio é um legado de seus mais criativos e talentosos cineastas, atores que marcaram época e movimentos que ainda influenciam a moderna cinematografia. Diretores jovens vêm reciclando e dando um novo alento a essa tradição, recebendo prêmios em festivais importantes e reconhecimento do público.

Acompanhe a trajetória dos mestres do cinema italiano na atual mostra realizada pelo Memorial da América Latina, de 2 a 29 de maio. Os filmes serão exibidos em três sessões diárias, às 10h, 12h e 15h, com entrada gratuita.

Nesta sexta-feira, serão exibidos os filmes Noites de Cabíria, de Fellini, e Totó e as Mulheres, dos irmãos Monicelli.

NOITES DE CABÍRIA (Le Notti di Cabiria).
Direção de Federico Fellini. Itália. 1957. 110 min. Com Giulieta Masina, François Perier, Franca Marzi, Amedeo Nazzari, Dorian Gray.
A vida, os sonhos, as ilusões e os desapontamentos de Cabíria, prostituta romana que sonha com o príncipe encantado, mas é obrigada a viver na marginalidade, ao lado de gigolôs e gente da pior espécie.

TOTÓ E AS MULHERES (Totò e le donne).
Direção de Steno e Mario Monicelli. Itália. 1952. 91 min. p&b. Com Totò, Giovanna Pala, Ave Ninchi, Peppino De Filippo, Lea Padovani. Totó e suas desavenças com as inimigas número um dos homens: as mulheres.