Cultura: Memorial da América Latina promove encontro de bandas e fanfarras

Evento é no domingo, dia 4

sex, 02/09/2005 - 11h35 | Do Portal do Governo

No domingo, 4 de setembro, para comemorar os 183 anos de Independência do Brasil, o Memorial promove um encontro de bandas e fanfarras da capital e do interior que promete lotar sua área livre. Serão mais de 615 participantes, entre músicos e coros. A direção artística é do maestro Antônio Domingos Sacco.

Na Praça Cívica, a partir das 9 horas da manhã, apresentam-se as seguintes bandas marciais (corpos musicais cujos instrumentos são de sopro e metais a bocal): Banda do Colégio Renovação, Banda Marcial de Atibaia, Fanfarra Municipal de Taubaté, Banda Marcial da Cidade de Serrana, Banda Musical Imaculada Conceição de Itapecerica da Serra, Banda Musical do Embu e Coral do Conservatório de Tucuruvi.

Estarão presentes a 1ª, 4ª e 5ª colocadas da edição 2005 do Campeonato Mundial de Bandas-Show, que se realizou este ano em Taubaté-SP. São elas a Banda Marcial de Atibaia (campeã), a Fanfarra Municipal de Taubaté (4º lugar) e a Banda do Colégio Renovação (5º lugar).

À noite

No mesmo dia, no Auditório Simón Bolívar, às 19h00, haverá o concerto da Unibanda Sinfônica, que executará clássicos da MPB, como Carinhoso e Aquarela do Brasil, e show do Coral Unicamp – Zíper na Boca, que apresentará a fábula musical Os Saltimbancos (versão de Chico Buarque). Ambos os corpos musicais fazem parte da Unicamp e participam das comemorações da Semana da Independência.

Sob a direção de Wilson Dias, a Unibanda Sinfônica é uma iniciativa do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic/Unicamp). Surgiu em 1987 como Banda Comunitária da Unicamp e conta atualmente com 5 bandas escolas e 500 alunos.

Mais música

Também em homenagem ao Dia da Pátria, a Banda Sinfônica do Exército se apresentará no Auditório Simón Bolívar, na quinta-feira, 19h30, do dia 1º de setembro.

A programação musical erudita do Memorial em setembro continua:

Concerto da Orquestra Jazz Sinfônica – sábado, dia 10 às 21 horas
Concertos da Banda Sinfônica Jovem – dias 17 (sábado) às 21 horas e 18 de setembro (domingo)às 19 horas
Concerto da Orquestra Tom Jobim – dia 24 (sábado) às 21 horas

Além da comemoração da Independência do Brasil, os ventos de setembro trazem mais boas novas, o que estamos chamando de Primavera do Memorial: a reabertura do Pavilhão da Criatividade – e seu imenso acervo de arte latino-americana – e da entrada monumental junto à estação de metrô Barra Funda (portão 1), a instalação de um Infocentro (internet gratuita) na Biblioteca Victor Civita e a inauguração da iluminação cênica dos prédios – cortesia da Siemens – que destacará ainda mais a beleza do nosso conjunto arquitetônico.

Concertos da Independência

(Domingo Criança Especial)
Praça Cívica, domingo, 4 de setembro, a partir das 9 horas
Bandas Marciais do Colégio Renovação, de Atibaia, Fanfarra Municipal de Taubaté, da Cidade de Serrana, Imaculada Conceição de Itapecerica da Serra, Embu e Coral do Conservatório do Tucuruvi.

Auditório Simón Bolívar, domingo, 4 de setembro, às 19 horas
Orquestra e Coral da Unicamp

ENTRADA FRANCA

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina