Cultura: Memorial da América Latina lança livro sobre obra de Sérgio Buarque de Holanda

Livro é uma coletânea de intelectuais

seg, 28/11/2005 - 12h25 | Do Portal do Governo

Uma releitura da obra do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda (1902/1982) através de intelectuais como Antonio Cândido e Marlyse Meyer. Essa é a proposta do livro Perfis Buarqueanos, que será lançado nesta segunda-feira, dia 28, às 20 horas, no Memorial da América Latina.

A coletânea é resultado de um seminário homônimo ocorrido no Memorial em 2002 em comemoração ao centenário de nascimento do historiador paulista. O encontro reuniu estudiosos como José Sebastião Witter, Suely Robles de Queiroz, Antonio Arnoni Prado, Reynaldo Damazio, Robert Wegner e Marta Rossetti Batista. Eles assinam os textos inéditos reunidos no livro, organizado pelo professor e historiador João Ricardo Caldeira.

Sérgio Buarque era intelectual atuante desde jovem, participando do movimento modernista da década de 20. Em 1929 foi enviado pelos Diários Associados à Alemanha, onde permaneceu até a Revolução de 30, quando intensificou seu interesse por História e Ciências Sociais. Ele produziu uma extensa e respeitada obra que abrange, entre outras, Monções, Cobra de Vidro, O Extremo Oeste, Caminhos e Fronteiras e Visão do Paraíso, considerada uma das mais importantes da historiografia universal do século 20.

Lançamento: Perfis Buarqueanos
– Data: Segunda-feira, dia 28,
– Horário: 20 horas
– Grátis

Fundação Memorial da América Latina
– Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
– Barra Funda (ao lado do metrô)
– Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita
– Portões 1, 4 e 5
www.memorial.sp.gov.br