Cultura: Memorial da América Latina exibe filmes de mestres do cinema italiano

São três sessões por dia, com entrada gratuita

qui, 02/05/2002 - 10h23 | Do Portal do Governo

O cinema italiano é um dos mais importantes do mundo. Seu prestígio é um legado de seus mais criativos e talentosos cineastas, atores que marcaram época e movimentos que ainda influenciam a moderna cinematografia. Diretores jovens vêm reciclando e dando um novo alento a essa tradição, recebendo prêmios em festivais importantes e reconhecimento do público.

Acompanhe a trajetória dos mestres do cinema italiano na atual mostra realizada pelo Memorial da América Latina, de 2 a 29 de maio. Os filmes serão exibidos em três sessões diárias, às 10h, 12h e 15h, com entrada gratuita.

Nesta quinta-feira, serão exibidos os filmes Arroz Amargo e Ladrões de Bicicleta.

ARROZ AMARGO (Riso Amaro).
Direção de Giuseppe De Santis. Itália. 1948. 103 min. p&b. Com Vittorio Gassmann, Silvana Mangano, Doris Dowling, Raf Vallone. Casal de ladrões tentando escapar da polícia vai esconder-se numa plantação de arroz e envolve-se com as agricultoras, gerando uma grande tragédia.

LADRÕES DE BICICLETA (Ladri di Biciclette).
Direção de Vittorio De Sica. Itália. 1948. 84 min. p&b. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Elena Altieri. Na Roma do pós-guerra, operário arranja vaga colando cartazes. Quando sua bicicleta, único bem e meio de sobrevivência, é roubada, ele sai em busca do ladrão e encontra a indiferença nas ruas.