Cultura: Memorial apresenta ‘O Alienista’, de Machado de Assis

Espetáculo será nesta segunda-feira, dia 24, às 20 horas

seg, 24/03/2003 - 10h20 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, o projeto Segundas no Memorial apresenta, às 20 horas, “O Alienista”. Baseada na obra homônima de Machado de Assis, a peça tem direção e adaptação de José Paulo Rosa e performance do grupo Ria. “O Alienista” , juntamente com outras obras machadianas, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, é reconhecida no cenário literário brasileiro como uma das principais peças de crítica social, que questiona os valores da sociedade carioca no final do século XIX.

Como característica marcante de seu autor, as obras têm em comum o questionamento dos padrões sociais da época e, através de seus personagens, possibilitam uma profunda análise psicológica do ser humano, comumente limitado ao seu egoísmo e pequenez. Paralelamente, a crença de que a ciência pode explicar tudo é ridicularizada de forma permanente.

A peça trata dos desafios enfrentados pelo psiquiatra, Dr. Simão Bacamarte, que decidiu fundar um manicômio, a Casa Verde, onde confinaria quatro quintos da população da cidade de Itaguaí, diagnosticada como louca. Convencido de que “a razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, só insânia”, o Dr. Bacamarte faz da Casa Verde um perfeito laboratório para a aplicação prática de suas teorias. A discussão das questões universais envolvendo o ser humano, imbuída de um delicioso senso de humor, corroboram para que o espetáculo, tanto quanto a obra, sejam imperdíveis.

Projeto Segundas no Memorial
Espetáculo teatral “ O Alienista”
Dia 24, às 20 horas

Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda ? 3823.4600
Segunda-feira (24), às 20h – Entrada franca

Mais Informações:
Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa – 011 3351-8162/8163/8164/8165
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br

GB