Cultura: Memorial abre hoje a exposição Qhapaq Ñan – O Caminho dos Incas

Mostra reúne 80 páinéis de vários fotógrafos peruanos

qua, 14/09/2005 - 16h24 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina inaugura hoje a exposição Qhapaq Ñan – O Caminho dos Incas, que reúne 80 painéis fotográficos e retratam a principal rota andina do Império Inca. São 40 mil km de percurso, que se estende do Sul do Chile ao norte do Equador, clicados por fotógrafos peruanos e de outras nacionalidades. Com a curadoria de Cecilia Raffo, Alonso Ruiz Rosas e Marcelo Saco, a mostra traz a imensa variedade de paisagens do planeta, desde gélidas montanhas nevadas aos recôncavos secos ou com bosques úmidos, passando por savanas, vales temperados e areias de todas as cores.

Os incas foram os responsáveis pela criação e desenvolvimento do sistema de vias dos Andes, construído para interligar zonas densamente povoadas a regiões isoladas, com o intuito de desenvolver as relações econômicas da época.

Realizada pelo Ministério de Relações Exteriores do Peru com o apoio do Instituto Nacional de Cultura, a mostra faz parte de um projeto desenvolvido com o Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia. A iniciativa, busca inscrever O Caminho dos Incas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, para ser preservada.

Qhapaq Ñan – O Caminho dos Incas
Até 30/10. De terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis

Memorial da América Latina – Sala Mário de Andrade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda
Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física
www.memorial.org.br

Da Secretaria da Cultura