Cultura: Mais influente coreógrafa do século XX tem trajetória contada em livro

Lançamento terá palestras e exibição de filmes na Pinacoteca do Estado, neste sábado, dia 12

qui, 10/11/2005 - 19h34 | Do Portal do Governo

A mais influente coreógrafa do século XX, Pina Bausch, bem como sua companhia de dança, têm agora sua trajetória registrada em livro, a ser lançado na Pinacoteca do Estado, dia 12, às 10h30.

A obra, que segue o formato de ensaio, reconstrói em linguagem acessível o percurso e o processo de trabalho da companhia de Pina Bausch, o Tanztheater de Wuppertal, na Alemanha, desde os primórdios da ‘dança-teatro’ nos anos 70 até a criação da peça brasileira, Água, de 2001.

O autor, Fabio Cypriano, foi um dos poucos pesquisadores que tiveram acesso à intimidade do processo criativo da artista. Os elementos para fundamentar a apreciação crítica de um espetáculo contemporâneo também são traços peculiares do texto.

O fotógrafo belga Maarten Vanden Abeele registrou imagens inéditas que acompanham o segundo bloco do livro, dedicado exclusivamente à peça brasileira. O lançamento será acompanhado de palestras com Fabio Cypriano, Miguel Chaia e Christine Greiner, além da exibição de três filmes sobre Pina: Café Müller, Sagração da Primavera e O Lamento.

Lançamento do livro Pina Bausch

Palestras e exibição de filmes
Dia 12/11, sábado, às 10h30. Grátis

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – Luz.
Fone: (11) 3229-9844
Funcionamento: 3ª a domingo, das 10 às 17h30

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.