Cultura: Mais 14 cidades paulistas ganham primeiras bibliotecas nesta semana

Ação integra o programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura

seg, 21/02/2005 - 14h26 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura, dá mais um passo para atingir a meta de dotar todos os municípios paulistas com biblioteca pública. Mais 14 cidades vão ganhar as primeiras bibliotecas: Novais, Marapoama, Monções e Floreal, todas na região de São José do Rio Preto; Anhumas e Santo Expedito, na região de Presidente Prudente; Jumirim e Nova Campina, região de Sorocaba; Alvinlândia e Arco Íris, região de Marília; Joanópolis, região de Campinas; Borebi, na região de Bauru; Trabiju, região de Araraquara; e Gastão Vidigal, na região de Araçatuba.

As novas unidades de leitura são patrocinadas por empresas como Nestlé, Banco do Brasil, Itaú Cultural, Abigraf e Cosipa, que doaram o acervo de livros e computador.

A ação é fruto de esforço conjunto da Secretaria da Cultura com as prefeituras municipais e a iniciativa privada. Dos 645 municípios paulistas, havia 84 sem bibliotecas. Desde então já foram implantadas 73, faltando apenas 11 para atingir a meta.

O programa também abriu 49 salas de leitura espalhadas pela periferia da capital e Grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Dra. Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

Da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)