Cultura: Maior maquete de trens metropolitanos da América Latina será exposta na Estação Júlio Prest

Abertura da exposição será na próxima quinta-feira, dia 29, às 11 horas

sex, 23/04/2004 - 10h11 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, a partir das 11 horas, uma maquete da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com 14 metros de comprimento por dois metros de largura, estará em exposição na Estação Julio Prestes. A obra é uma homenagem aos 150 anos de ferrovia no Brasil, que será comemorado no dia 30 de abril (sexta-feira).

“É a maior maquete de um sistema metropolitano da América Latina”, afirma Marco Antônio Dantas, diretor de pesquisa histórica da SPPF (Sociedade de Pesquisa e Preservação Ferroviária), ferreomodelista há mais de 20 anos e um dos idealizadores da miniatura.

Na abertura da exposição, que será instalada na área paga, junto aos bloqueios da estação, haverá show da Férrea Jazz Band, formada por funcionários da CPTM, que tocará os sucessos das big bands americanas e dos musicais da Brodway.

A maquete é representada em circuito oval de duas vias, com 28 metros de extensão (percurso de ida e volta), em escala 1:87. Construída sobre tripés, e montada sobre chapas de madeira prensada, a réplica traz as estações Ponte Santo Amaro (da Linha 5-Lilás, construída pela CPTM e operada pelo Metrô), que atravessa o Rio Pinheiros, Santo Amaro (CPTM), Vila Olímpia, Presidente Altino e Jurubatuba.

No centro da maquete, haverá painéis alusivos à história da ferrovia no Brasil, desde sua origem até os dias de hoje. Os outros painéis, em torno da maquete, mostraram como ela foi construída.

Foram feitos especialmente para a réplica seis protótipos do trem série 3000, da CPTM, fabricado na Alemanha, com quatros carros cada. Além destes, haverá um trem da Linha B (Júlio Prestes-Itapevi). “Os trens vão operar simultaneamente, parando nas estações e respeitando os intervalos em um sistema de timer”, explica Dantas. A segurança está garantida segundo ele. “Se alguma composição descarrilar, a ferrovia toda desliga automaticamente”.

Trabalham na elaboração da maquete 25 alunos do 1º Curso de Maquete e Ferreomodelismo, promovido pela CPTM e SPPF, e ministrado por Dantas, desde novembro do ano passado. Para a confecção da maquete, os alunos utilizaram materiais diversos como madeira, papel, placas de alumínio, papelão, papel higiênico, resina, borracha reciclada, garrafas PET, caixas de ovos, serragem, relês, bucha vegetal, esponjas, além dos componentes elétricos.

A exposição “Ferreomodelismo Conta História – 150 Anos de Ferrovia no Brasil” conta com o apoio da Alstom, Frateschi Ltda, CBA (Cia. Brasileira de Alumínio), Imprensa Oficial, Asfer (Associação dos Ferroviários da CPTM) e Prefeitura do Município de Itapevi.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

C.C.