Cultura: Livro ‘O Tupi e o Alaúde’ é lançado no MIS

Será nesta terça-feira, dia 9, às 20 horas

ter, 09/12/2003 - 10h15 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 9, às 20h, a escritora Gilda de Mello e Souza lança o livro ‘O Tupi e o Alaúde’, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e faz debate sobre as diversas leituras de Mário de Andrade. O livro, lançado originalmente em 1979, foi escrito em parte como uma resposta crítica a Morfologia do Macunaíma (1973),de Haroldo de Campos.

Trata-se de um dos mais significativos ensaios já escritos sobre a obra de Mário de Andrade. Por ocasião desta nova edição, três estudiosos – José Miguel Wisnik, Maria Augusta Fonseca e Augusto Massi comentam, em mesa redonda, o impacto dessa obra nos estudos sobre Mário de Andrade, bem como suas relações com a música, a crítica e a teoria literária.

‘O Tupi e o Alaúde’ é ilustrado com desenhos de Cícero Dias, Carybé e reproduções de páginas dos manuscritos de Mário de Andrade e da primeira edição de Macunaíma.

A escritora Gilda de Mello e Souza nasceu em São Paulo em 1919, graduando-se bacharel em Filosofia em 1940. Fez parte do grupo que fundou a revista Clima (1941), na qual colaborou assiduamente, publicando artigos e contos. Em 1950, recebeu o grau de doutora em Ciências Sociais. Interessada por uma vasta gama de assuntos, como cinema,literatura, música e artes plásticas, publicou, entre outros, O espírito das roupas: a moda no século XIX, Exercícios de leitura, além de ensaios, resenhas e traduções.

Lançamento do Livro O Tupi e o Alaúde
Dia 9, terça-feira, às 20h

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Térreo
Av. Europa 158 – São Paulo – tel (11) 3062.9197
Aberto de terça a sexta, das 14h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 20h
Entrada franca. Acesso a portadores de deficiência física.
www.mis.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.