Cultura: Livro ‘Cineastas de Brasília’ será lançado no MIS

Será no próximo dia 10 de novembro

qua, 27/10/2004 - 18h15 | Do Portal do Governo

Dia 10 de novembro, às 19h30, acontece no Museu da Imagem e do Som o lançamento do livro Cineastas de Brasília (330 páginas), de Raquel Maranhão de Sá.

A obra traça um panorama do cinema brasiliense desde os primeiros anos até os dias atuais, por meio de entrevistas com 51 cineastas de diferentes gerações.

Divididos entre as décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, os depoimentos mostram a evolução da produção, que hoje ocupa o 4º lugar no país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O livro acompanha a criação do primeiro curso de cinema no país, na Universidade de Brasília, em 1965, o perfil documental nos anos 70 e 80 e o reconhecimento do talento das novas gerações em festivais de cinema, além de entrevistas com cineastas como Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamasaki, Vladimir Carvalho, Geraldo Moraes, Afonso Brazza, José Eduardo Belmonte e outros.

Paralelamente ao lançamento, às 20h30, será exibido o documentário Conterrâneos Velhos de Guerra (153´,1992), de Vladimir Carvalho, que conta a história da construção de Brasília a partir da memória dos trabalhadores que vieram do Nordeste. Com narração de Othon Bastos, o filme tem entrevistas com Oscar Niemeyer, Pompeu de Souza, Dona Suzana, Teodoro do Boi, B. de Paiva, Lúcio Costa e ainda operários e moradores de Brasília.

Raquel Maranhão Sá formou-se em Jornalismo na PUC de São Paulo e em Cinema na FAAP. Em 1998 resolveu voltar para sua cidade natal, Brasília, onde foi repórter dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense e Jornal da Comunidade. Também colaborou com a revista Elle, o Guia Para Fazer o Bem (edição especial da Veja), ong Missão Criança e site Candango.

De 1999 a 2000 foi colunista de cinema e vídeo da revista cultural brasiliense Tablado e em 2003 assinou coluna semelhante na revista Sete, também do Distrito Federal. Neste mesmo ano, lançou durante o Festival de Brasília, após dois anos de pesquisa, o livro Cineastas de Brasília, com apoio da Secretaria de Cultura do DF.

Data: 10 de novembro, quarta-feira
Horário: 19h30
Lançamento do livro Cineastas de Brasília, 330 páginas
Apoio: FAC – Secretaria de Cultura do DF
Preço médio: R$ 37.
Exibição do documentário Conterrâneos Velhos de Guerra, 20h30 – Auditório – 173 lugares

Da assessoria de imprensa do MIS
C.A.