Cultura: Livro Canto dos Malditos será relançado na Casa das Rosas

Obra originou o filme Bicho de Sete Cabeças

ter, 11/01/2005 - 15h02 | Do Portal do Governo

Dois anos e meio depois de ter sido recolhido de todas as livrarias do País, por ordem judicial, Canto dos Malditos volta às prateleiras. A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove, nesta quarta-feira, dia 12, o relançamento do livro que originou o premiado filme Bicho de Sete Cabeças. O evento terá também um debate sobre como livro e filme influenciaram a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial no Brasil.

Além do autor, Austregésilo Carrano Bueno, participarão do debate a diretora do filme Lais Bodansky, integrantes do Movimento da Luta Antimanicomial, parceiros e simpatizantes. Haverá também a exibição de um compacto do filme com trechos, making of, depoimentos de atores, além de leituras, performances e informações sobre o livro, o filme e o autor.

O texto biográfico de Canto dos Malditos narra a via-crúcis do escritor curitibano Austregésilo Carrano Bueno pelos hospícios de Curitiba e do Rio de Janeiro, iniciada quando tinha apenas 17 anos.
Reaberta ao público no início de dezembro, pela Secretaria de Estado da Cultura, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura conta com um acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos. O público pode conferir, ainda, raridades como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto e respeitadas traduções do próprio Haroldo de obras em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês, além de contos da Divina Comédia, em que ele trabalhava pouco antes de morrer.

Relançamento do livro Canto dos Malditos e debate
Dia 12/01, às 19h30. Grátis.

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Paraíso. Tel.: (11) 3285-6986

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.