Cultura: Lançamento do Livro Projeto Guri

Livro conta como o Projeto usa a música para combater a exclusão

ter, 17/12/2002 - 17h31 | Do Portal do Governo

‘O Guri é o futuro para nós.’ (U.R.S., 17 anos, interno da Febem, preso por assalto a mão armada)

Quase 15% dos presos que lotam as cadeias paulistas passaram pela Febem como adolescentes infratores. O dado extraído do último censo penitenciário torna ainda mais oportuno o livro Projeto Guri, da jornalista Adélia Lombardi, que a Secretária de Estado da Cultura e a Editora 17 lançam no próximo dia 20 de dezembro.
O Guri é uma experiência sociocultural bem-sucedida. Com a formação de orquestras de crianças carentes e infratoras, levou à redução de até 56% nos índices de fuga da unidade da Febem no Tatuapé, um ano depois de implantado.

Criado em 1995, o projeto promove o ensino coletivo da música como forma de inclusão social de mais de 60 mil adolescentes, entre eles, filhos de sem-terra do Pontal do Paranapanema. Não é habitual, em nosso país, o registro do desenvolvimento e da metodologia de programas realizados com sucesso pela administração pública, o que resulta na sua dispersão e em dificuldade de acesso a metodologias que podem ser úteis a novos projetos.

O livro do Guri pretende cumprir também essa missão: ser um instrumento de informação e inspiração para pesquisadores,entidades da sociedade civil e agentes de governo interessados na busca de soluções para os problemas sócio-econômicos do País.

Projeto Guri é também um livro de histórias, a partir do momento em que a autora conta as lutas, as emoções e as viradas de mesa de milhares de meninos anônimos, os Guris. Alguns nem puderam ser fotografados, ter o rosto ou o nome incluído no livro, pois a lei não permite a identificação de menores infratores.

Adélia Lombardi, que acompanhou desde o início o desenvolvimento do Projeto Guri, lembra que o impacto positivo das pequenas orquestras levou o BID – Banco Mundial a avalizar o Projeto Fábricas de Cultura, por meio do qual o Governo de São Paulo atenderá a 1,8 milhão de crianças e adolescentes moradores em áreas da periferia com altos índices de violência, nos próximos quatro anos. ‘O programa começa a funcionar em 2003, numa ação que, pela primeira vez na história do Banco Mundial, usará atividades
culturais como mecanismos de prevenção à criminalidade’.

Projeto Guri é o primeiro de uma série de publicações que a Editora 17,responsável pela revista Cult, pretende produzir sobre propostas sociais bem-sucedidas.

O livro será lançado na Sala São Paulo, dia 20, às 21 horas,quando também será apresentado o show Herdeiros do Futuro, com o cantor e compositor Toquinho e várias orquestras e corais do Projeto Guri.

Sala São Paulo
Estação Júlio Prestes
Sexta-feira, dia 20
Às 21 horas

Assessoria de Imprensa – Fone: 3351.8165

GB