Cultura: Lançamento do livro – O samba na construção da identidade

Livro estuda ritmo até os anos Vargas

ter, 10/08/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

Em Da Marginalidade ao Estrelato: O Samba na Construção da Nacionalidade (1917-1945), a autora Fabiana Lopes da Cunha, mestre e doutoranda em História pela Universidade de São Paulo (USP) e atual docente da Unidade Diferenciada da UNESP, em Ourinhos, trata de um dos estilos mais consagrados da música brasileira, o samba, durante o período da ‘Era do Ouro’ do rádio. O lançamento será no próximo dia 16.

Qual o lugar do samba? Quem o compunha? Como e onde ele era divulgado? Respondendo a estas e outras questões, Fabiana percorre os caminhos do samba relacionando as análises de composições com o contexto histórico de suas criações. ‘O que proponho é mostrar ao leitor através de breves análises de composições, como o samba foi se transformando em consonância com a cidade do Rio de Janeiro e que talvez seja por isso que tenha sobrevivido aos vários gêneros e modismos musicais que surgiram depois dele’, diz a autora.

Ao longo do livro Fabiana aborda, entre outros temas, a importância do diálogo entre intelectuais franceses e brasileiros na reformulação de um projeto estético cultural para o Brasil; o maxixe como um gênero de dança e música popular; o significado das irmandades, das agremiações festivas e religiosas dos migrantes baianos; a primeira e segunda geração de sambistas, o projeto cultural do Estado Novo, e ainda, apresenta um panorama do rádio e de seus bastidores.

Segundo a pesquisadora, ‘no transcorrer do livro, o leitor poderá perceber que o caminho não é linear e nem unívoco, ele é polifônico, pois possui várias vozes e nuances timbrísticas e rítmicas, assim como é a nossa música popular’.

Mais informações podem ser obtidas no site da Unesp
www.unesp.br
V.C.