Cultura: Lançamento de DVD antecede maior festa cultural do Estado

Será nesta segunda-feira, dia 29

qui, 25/08/2005 - 16h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte, que realizam o programa Revelando São Paulo, vão lançar o primeiro DVD Festival da Cultura Paulista Tradicional, no dia 29 de agosto.

O evento contará com a seguinte programação: às 14hs, encontro com os professores das redes oficial e particular de ensino; e, às 18hs, lançamento do DVD, no Campus Memorial da Universidade Uninove, na Barra Funda.

A direção do DVD é do cineasta Fernando Mattar, que reuniu imagens do Festival da Cultura Paulista de 2003. O maior evento cultural do Estado de São Paulo apresenta diversas manifestações significativas da cultura tradicional em São Paulo tais como os grupos de congadas do Litoral Norte, Batuque, Bonecões, Caminhoneiros, Catira, Cavalhada, Folia de Reis, Folia do Divino, Jongo, Romaria, Sanfoneiros, São Gonçalo, Tropeiros, Violeiros.

9º Festival da Cultura Paulista Tradicional

A Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte vão reunir, através do programa Revelando São Paulo, representantes de cerca de 180 cidades, em uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo.

Entre 10 e 18 de setembro, o público terá a oportunidade de apreciar a cultura popular de todo o Estado. São apresentados aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista, refletindo toda nossa diversidade cultural. A amostragem tem sido organizada por região, privilegiando-se sempre os aspectos culturais comuns em detrimento das divisões administrativas. Cada município é contemplado com um estande onde são apresentados para o público, o artesanato e a culinária tradicionais do Estado.

Em um grande palco montado na grande arena, bem como pelas áreas livres do Parque da Água Branca, são exibidos, em horários adequados, folguedos ou grupos de danças oriundos dos municípios.

O contato com os municípios é feito a partir do Departamento de Atividades Regionais da Cultura (Darc), da Secretaria de Estado da Cultura. Ao longo do ano, são realizados encontros, reuniões e seminários com os prefeitos, dirigentes e secretários de Cultura dos municípios, onde são propostas reflexões sobre os conceitos e orientações sobre as condições de participação no evento.
Na 9ª edição do Revelando São Paulo, espera-se um público de mais de 600 mil pessoas.

Revelando São Paulo

Projeto criado em 1997, reúne uma amostragem significativa da cultura tradicional e do folclore paulistas. Objetiva mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano.

Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas no Revelando SP. O projeto é realizado anualmente no Parque da Água Branca, na capital do Estado.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.