Cultura: Jovens da Febem expõem fotos no MIS

Exposição será nesta sexta-feira, dia 14, às 14 horas

sex, 14/10/2005 - 11h19 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Senac e o MIS – Museu da Imagem e do Som, promovem nesta sexta-feira, dia 14, às 14 horas, a exposição de 25 fotos coloridas feitas por jovens da Febem. Os trabalhos são retrospectivas de seis anos do projeto Fotografia e Cidadania, ministrado por João Kulcsar, na Fundação.

A exposição ‘Alfabetização Visual’ teve início no dia 12 e vai receber o público até o dia 15 de outubro. A mostra é o resultado de projetos realizados pelo professor João Kulcsar nos últimos 15 anos, inclusive com os jovens da Febem.

As imagens revelam o olhar de jovens de baixa renda que vivenciaram o projeto ‘Alfabetização Visual’ nas instituições que freqüentam. Tambem podem ser apreciados trabalhos realizados por jovens da Fundação Gol de Letra, Estação Especial da Lapa, Projeto Travessia, Ação Educativa, Meninos do Morumbi, Febem, Senac, Sesc e Itaú Cultural.

Durante o dia haverá apresentações dos internos do projeto de Skate, das oficinas de Grafite e de do Projeto Guri, das oficinas de percussão. Os alunos de fotografia também vão fazer as oficinas de câmera de orifício, fotograma e câmera obscura.

‘Os projetos que serão reunidos têm como objetivo mostrar a prática fotográfica usada como ferramenta para desenvolver a alfabetização visual. Em uma civilização bombardeada por imagens é fundamental que jovens possam desenvolver essa leitura visual crítica do mundo’, conclui Kulcsar. Esta mesma exposição foi apresentada, em fevereiro, na Universidade de Havard, EUA.

Fotografia e Cidadania – João Kulcsar é mestre pela Universidade de Kent – Inglaterra e foi professor visitante da Universidade de Havard, no Project Zero, em 2003.

Desde 1999, João desenvolve o projeto Fotografia e Cidadania, no qual os jovens mostram, por meio de imagens, opiniões sobre diversos temas. Os adolescentes também são treinados para se tornarem monitores, multiplicando o conhecimento com os colegas de unidade, incentivando-os a descobrir seu talento e buscar uma profissão. Atualmente o curso é ministrado na Unidade de Semiliberdade do Belém (USI).

Assessoria de Comunicação Social – Febem