Cultura; Jardim da Casa Modernistra é reaberto

Será nesta quarta-feira, dia 18

qua, 18/08/2004 - 7h42 | Do Portal do Governo

A Caminhada Modernista marca nesta quarta-feira, dia 18, a cerimônia de reabertura do jardim da Casa Modernista. O evento terá início às 10 horas e contará com descerramento de placa em homenagem ao arquiteto Gregori Warchavchik – que planejou a obra em 1927. Logo em seguida, a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Vila Mariana (SODEPRO) oferecerá um bolo de vinte quilos aos convidados e moradores da região.

O passeio pela trilha – denominada de Caminho Modernista – foi delineado ao longo do jardim com nove paradas indicativas. Em cada uma foi colocada uma placa com textos explicativos e ilustrações sobre a Casa. Há também dados sobre as diversas espécies de plantas do jardim. Até o momento, foram classificadas cerca de 40 tipos presentes no imóvel.

A Casa Modernista – onde funcionou a residência do casal Gregori Warchavchik e Mina Klabin – foi inaugurada em julho de 1928. Seu tombamento pelo Conselho do Defesa do Patrimônio Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aconteceu em 20 de outubro de 1984, conforme publicação no DOE em 23 de outubro de 1984, processo 22.831/81. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a medida, assim como o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Reabertura do Jardim da Casa Modernista
Dia 18 – 10h
Rua Santa Cruz 235 – Vila Mariana
Funcionamento – Diariamente – das 8 às 18h

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.