Cultura: Instituições recebem selo Iniciativa Amiga da Leitura

As homenagens foram entregues à Prefeitura Municipal de Barueri, Cosipa e Editora Moderna

qui, 03/02/2005 - 8h36 | Do Portal do Governo

Três instituições, parceiras do programa São Paulo: “Um Estado de Leitores”, receberam o selo Iniciativa Amiga da Leitura. A secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, concedeu a homenagem, na tarde de quarta-feira, à Prefeitura Municipal de Barueri e às empresas COSIPA e Editora Moderna, pelo conjunto de ações disseminadoras do hábito da leitura por prazer.

A Cosipa implantou três bibliotecas; uma no metrô Paraíso e as outras duas nos municípios de Balbino e Monções. Omar Silva Junior, presidente da companhia, ressalta a importância deste modelo de parceria entre Estado e iniciativa privada. “Nós transformamos minério em aço e estamos certos, que através da cultura e da educação, também poderemos contribuir para transformar a sociedade. A Cosipa acredita que essas ações conjuntas de incentivo à leitura proporcionarão a evolução que fará a diferença para os que adotarem o caminho da leitura”.

A editora Moderna, que doou ao programa cinco mil livros, com 150 títulos diferentes, foi representada pelo diretor-geral no Brasil do Grupo Santillana, Andrés Cardó. Em seu breve discurso, Cardó reiterou o compromisso do grupo com o programa São Paulo: Um Estado de Leitores. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Rita Maria Stefanutto Nemer Ribeiro foi quem recebeu o selo em nome da Prefeitura de Barueri, que também tem se destacado em diversas ações de incentivo à leitura.

Desde a criação do Selo, outras quatro instituições já receberam a homenagem: Grupo Silvio Santos, Núcleo Cultural Força Ativa, Instituto Fernand Braudel e Fundação Educar Dpaschoal.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.