Cultura: Inscrições para o Conservatório de Tatuí prosseguem até sexta-feira

Na terça-feira serão aceitas inscrições para instrumentos de sopros

seg, 10/01/2005 - 14h45 | Do Portal do Governo

Cerca de 300 pessoas inscreveram-se nesta segunda-feira, 10, nos três primeiros cursos do Conservatório de Tatuí. O período segue até sexta-feira, 14. Nesta terça-feira, é a vez dos cursos de sopros e, na quarta-feira, dos cursos de cordas.

Todos os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são totalmente gratuitos. Para inscrever-se, o futuro aluno deve atender ao limite mínimo de idade. No caso do número de candidatos exceder o número de vagas oferecidas pela escola, haverá uma lista de espera quando os mesmos serão chamados em casos de desistência.

Na terça-feira, 11, as inscrições serão para os cursos de flauta transversal e trompa (10 anos); flauta doce, oboé e trompete (9 anos); saxofone, clarineta e fagote (12 anos); trombone e bombardino (14 anos); e tuba (16 anos).

Para a quarta-feira, 12, estão programadas as inscrições de violino, viola e violoncelo (8 anos); contrabaixo (12 anos); teatro (12 anos); e regência instrumental (interessados a partir dos 18 anos, com conhecimentos básicos de teoria musical, leitura musical, harmonia e história da música.

Na quinta-feira, 13, serão recebidas inscrições para cursos de tímpanos, percussão e acessórios (12 anos); violão (interessados de 7 a 12 anos passam por entrevista e, dos 13 anos em diante, teste); e canto lírico (a partir dos 18 anos, com conhecimento musical).

Já na sexta-feira, 14, as inscrições são para música comercial, nos instrumentos de saxofone, guitarra e arranjos (15 anos, com conhecimento musical). Nesse curso, os candidatos iniciantes passam por entrevista e, para os que já tiverem algum conhecimento musical, será realizado um teste de avaliação.

Para candidatar-se às vagas dos cursos do Conservatório de Tatuí os candidatos devem apresentar certidão de nascimento, quando menores, e cédula de identidade nos casos de maiores de 18 anos. Após efetuada a inscrição, o candidato deve aguardar o resultado dos testes ou entrevistas, que poderá ser obtido na secretaria da escola a partir de 1º de fevereiro ou pelo site www.cdmcc.com.br. As matrículas também serão efetuadas em fevereiro.

As inscrições são recebidas no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Elas devem ser feitas na secretaria da escola, que fica na rua São Bento, 415. A expectativa é de que mais de 2.000 pessoas, de diferentes pontos do país, inscrevam-se aos mais de 20 cursos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4573.

Cursos de MPB/Jazz terão seleção diferenciada

Pelo primeiro ano, os cursos de MPB/Jazz terão sistemas de seleção diferenciados. O curso abrange os instrumentos saxofone, trompete, trombone, flauta transversal, violão, cavaquinho, bandolim, contrabaixo (acústico e elétrico), guitarra, canto, bateria, percussão e piano.

Para inscrever-se, o candidato com mais de 15 anos e conhecimento musical, deverá enviar à escola, até o dia 25 de janeiro, material gravado em CD ou fita cassete com, no máximo, três trabalhos. O material deve ser remetido ao Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ à rua São Bento, 415 – centro – CEP 18270-820 – Tatuí-SP. Além disso, o candidato também deve enviar ficha de inscrição preenchida de forma legível, e cópias do CIC, RG e comprovante de endereço.

O novo sistema de seleção do curso que exige conhecimentos musicais prevê que, dentre os inscritos, seja feita uma pré-seleção. Nela, os autores dos trabalhos mais qualificados serão chamados para um segundo teste que será realizado no Conservatório, pelos professores da referida área.

A relação com os nomes selecionados e a data do teste será divulgada a partir do dia 15 de fevereiro através do site www.cdmcc.com.br.

Da Assessoria de Imprenda do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí

C.C.