Cultura: Índios farão curso para ensinar em escolas criadas nas aldeias de São Paulo

Aulas serão dadas pela Fundação da Faculdade de Educação da USP

seg, 08/07/2002 - 12h40 | Do Portal do Governo

Um grupo de 60 índios, que ensina sua própria cultura em escolas criadas nas aldeias indígenas de São Paulo, vai para a sala de aula se qualificar oficialmente no magistério. Eles fazem parte da primeira turma do Curso de Formação de Professores Índios para Educação Infantil e Ciclo I (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental. As aulas começam dia 15 de julho em Bauru, Guarujá e na Capital, e serão dadas pela Fundação da Faculdade de Educação da USP.

Atualmente, 14 índios atuam como professores leigos em escolas de aldeias ensinando, na língua materna, tudo sobre a cultura e tradição da sua comunidade. O conhecimento universal nessas escolas é dado, em português, por professores não índios. Com a conclusão do curso, os índios poderão se incluir no quadro do magistério como Professor de Educação Indígena.

O curso de formação de professores índios será desenvolvido com metodologia própria, preservando o caráter intercultural dos alunos, que nesta primeira turma representam as etnias Guarani, Kaingang, Krenak e Terena.

Os estudos serão realizados em duas etapas: básica e específica. Na primeira delas haverá atividades de aprendizagem e projetos de intervenção e aplicação em sala de aula. Já na fase de estudos específicos, serão desenvolvidas atividades de estudo dos conteúdos conceituais e trabalhada prática profissional supervisionada, que deverá ser realizada por meio de projetos interdisciplinares. O objetivo é adotá-los nas classes em que o aluno estiver atuando como orientador de ensino indígena.

Os primeiros alunos serão distribuídos em três turmas de 20 cada. O grupo de Bauru está formado por membros de aldeias dos municípios de Arco-Íris, Braúna e Avaí, na região oeste do Estado. A turma do Guarujá contará com índios das cidades de Cananéia, Pariquera-Açu, Sete Barras, Miracatu, Iguape, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, na região de Registro e Litoral Sul. Já o grupo que terá aulas no bairro do Tucuruvi, Zona Norte da Capital, está formado por índios de reservas de Bertioga e Ubatuba, além de aldeias dos bairros do Jaraguá e Parelheiros.