Cultura: II Prêmio Cultural Sergio Motta abre inscrições

Iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura

qua, 22/08/2001 - 15h36 | Do Portal do Governo

Prêmio visa estimular uso das novas mídias por artistas brasileiros

A nova edição do Prêmio Cultural Sergio Motta, uma iniciativa do Instituto Sergio Motta e da Secretaria de Estado da Cultura para premiar artistas que utilizem novas mídias ou meios tecnológicos, chega à sua segunda edição com uma novidade. Este ano, além dos artistas indicados pela Comissão de Seleção, o prêmio terá inscrições abertas para todos os artistas interessados. Criado no ano passado, o prêmio, que teve 50 indicações, espera receber cerca de 200 inscrições este ano.

‘O sucesso da primeira edição nos permite fazer essa projeção positiva’, avalia o Secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, um dos organizadores do projeto. A última edição do prêmio também serviu de pontapé inicial para alguns dos finalistas, que tiveram participações de destaque em importantes eventos culturais do país. O webdesigner Jair de Souza é um exemplo. Finalista da primeira edição, o artista participou este ano da mostra ‘Bienal 50 Anos’, com a obra My City, com a qual concorreu ao prêmio. Este ano, todo o projeto de design gráfico do prêmio ficou por sua conta.

As modalidades artísticas contempladas são vídeo-arte, vídeo instalação, vídeo-performance, vídeo-dança, vídeo-wall, site, CD-ROM, web-arte, net-arte, chat, comunicação à distância, foto-digital, foto instalação, back light, poesia sonora (cd ou performance gravados em mídia eletrônica: vídeo, DVD ou disquete), out-door, plotter, painel eletrônico, mail-art, 3D, holografia, projeções a laser, realidade virtual, pesquisa e música erudita contemporânea.

Ganhadores receberão prêmios em dinheiro e bolsa-incentivo

Uma comissão julgadora formada por especialistas ligados às universidades e núcleos de novas mídias, assim como profissionais que atuam e publicam trabalhos na área da arte e tecnologia serão responsáveis pela seleção de seis trabalhos, dos quais três serão premiados com R$ 15 mil cada um. Os outros três receberão bolsas de estudos no valor de R$ 12 mil cada, em forma de incentivos a seus projetos.

Os artistas interessados poderão se inscrever até o dia 19 de setembro, na sede do Instituto Sergio Motta (travessa Dorothy Polly Zini, 7 – Perdizes), pelo correio e também pelo telefone (11) 3868-2461.