Cultura: Homenagem aos 100 anos de Ary Barroso

Hoje, às 20 horas, no Theatro São Pedro

sáb, 09/08/2003 - 11h01 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro recebe hoje o coral Lumiá Ensemble e convidados no show “Na batucada da Vida – 100 anos de Ary Barroso”. O espetáculo aproveita a diversidade dos personagens encontrados nas composições de Ary Barroso para mostrar em vários formatos um pouco de uma das mais ricas produções da música popular brasileira, reverenciando o artista Ary Barroso e também os artistas que deram vida à sua música.

Além das peças musicais do mestre mineiro, o grupo exibirá através da ambientação teatral, figurinos e cenografia um retrato do Brasil multicultural, desconsiderando o tempo linear, propondo a perfeita convivência entre passado, presente e futuro.

“Na Batucada da Vida” coloca no palco a cena do “banquinho e violão”, o coral de 40 vozes, além de números executados por solos, duos, trios e quartetos, em uma apresentação dinâmica que revela ângulos insuspeitos da obra do compositor.

No repertório, Isto aqui o que é, No rancho fundo, Rancho das namoradas, Faceira, É luxo só, Morena boca de ouro, No tabuleiro da baiana, Na baixa do sapateiro, Vamos deixar de intimidade, Eu dei, Terra seca, Camisa amarela, Pra machucar meu coração, Os quindins de Yayá, Inquietação, Na batucada da vida, Rio de Janeiro, Risque, Maria, Folha morta, e Aquarela do Brasil.

Ary Barroso
Ary Evangelista Barroso nasceu em Ubá, Minas Gerais, em 07/11/1903 e faleceu no Rio de Janeiro, em 09/02/1964. Pianista, cunhou um estilo econômico que teve eco em figuras do peso como seu amigo Tom Jobim. Atuou também como compositor de trilhas e autor de revistas teatrais. Vereador, foi um dos principais responsáveis pela construção do estádio do Maracanã. Além disso, tentou (inutilmente) implantar no Rio de Janeiro de seu tempo uma idéia completamente estrambótica: coleta seletiva de lixo. Sua entrada no rádio se deu em 1933, como mero figurante. Em pouco tempo já era redator, humorista, apresentador, repórter, produtor, pianista, mestre-de-cerimônias, entrevistador, comentarista de futebol e narrador.

Lumiá Ensemble
Criado em 1994 pelo regente Teco Galati, na Universidade Livre de Música, O Lumiá Ensemble centra o seu trabalho no estudo dos diferentes timbres e maneiras de articulação encontrados na música vocal de todos os cantos do Brasil e do mundo. Ao longo dos anos, o grupo conseguiu um excelente desempenho na interpretação de vários estilos musicais: renascentista, barroco, popular, folclórico e contemporâneo.

Na Batucada da Vida – 100 Anos de Ary Barroso
Dia 09, sábado, às 20h

THEATRO SÃO PEDRO
Rua Barra Funda 171 – São Paulo – Capital
Bilheteria: 3667-0499, de quarta a domingo, das 14h às 19h
Ingressos: R$10,00 e R$ 5,00 (1/2 entrada também p/ professores de música)
www.teatrosaopedro.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.b

GB