Cultura: Guardas mirins ajudarão a preservar monumentos paulistanos

Secretaria fará parceria para formar jovens em cursos como história, conservação e jardinagem

sex, 15/04/2005 - 12h16 | Do Portal do Governo

A depredação de monumentos e patrimônios históricos desperta a atenção da sociedade civil, que está se mobilizando para defender os bens públicos. Nesta segunda-feira, dia 18, uma importante ação nesse sentido será firmada pela Secretaria de Estado da Cultura e a Federação dos Amigos de Museu do Brasil (Fambra), responsável pelo projeto Museu a Céu Aberto – Adote um Museu.

Trata-se do protocolo a ser assinado no Salão Nobre da Sala São Paulo, que institui a criação dos Guardiões Mirins – projeto que visa formar jovens em cursos como jardinagem, paisagismo, restauro, conservação e história com o objetivo de prestar informações e dar orientações aos visitantes de monumentos e patrimônios históricos de São Paulo. A primeira ação será no Museu do Ipiranga.

A partir de maio, a parceria será estendida às escolas públicas. Serão selecionados alunos maiores de 14 anos para participar e ficarão responsáveis pela manutenção de um monumento. Dentre as propostas estão visitas monitoradas, promovidas com grupos de alunos; realizações de debates; e criação de concursos de redação.

Mais informações podem ser obtidas pela internet, no site www.fambra.org.

Data: Segunda-feira, 18 de abril de 2005
Horário: 10 horas
Local: Salão Nobre da Sala São Paulo
Rua Mauá, 51, 1º andar – Luz – São Paulo/SP

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)