Cultura: ‘Gravura em Metal’ reúne história e técnica para gravadores

Obra será lançada nesta segunda, dia 2, pela Imprensa Oficial e Edusp

seg, 02/12/2002 - 8h22 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial, Edusp e Livraria Cultura promovem nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 19 horas, o lançamento da obra Gravura em Metal, organizada pelos artistas plásticos Marco Buti e Anna Letycia.

A publicação traz anotações de três mestres da gravura moderna no Brasil: Carlos Oswald, Mário Dóglio e Francesc Domingo. Os textos reúnem técnica e história com imagens e informações sobre métodos e instrumentos utilizados pelo gravador, manejo de tintas e vernizes e preparação do local de trabalho. Apresenta gêneros e modalidades existentes, entre elas a água-forte, a água-tinta, a heliogravura e a eletrogravura.

Destacam-se os depoimentos dos impressores Antonio Francisco Albuquerque e Roberto Grassman com detalhes de processos de impressão em metal.

Cem primeiros compradores ganham gravuras
Para Marcos Buti, professor da USP, o gravador deve aliar técnica à criatividade, que está intimamente ligada ao pensamento do artista. “É interessante que o iniciante seja orientado por um gravador experiente.”

“Não é um livro de arte, contém informações detalhadas para quem quer aprender gravura. A obra é importante para as universidades”, explica Anna Letycia, que fundou a Oficina de Gravura do Ingá, em Niterói (RJ), onde Mário Dóglio ministrou aulas.

Carlos Oswald e Francesc Domingo estudaram na Europa e Mário Dóglio, além de estagiar na Europa na década de 1950, aprendeu a técnica na Casa da Moeda do Rio de Janeiro.

No dia do lançamento, os 100 primeiros compradores do livro ganharão gravuras de Marcelo Grassmann e Francesc Domingo.

Serviço:
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073 – Loja de Artes, São Paulo
Mais informações (11) 3091-4149

Márcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

A.M.