Cultura: Governo do Estado inicia restauração da Estação da Luz

Obras serão lançadas na próxima segunda-feira, dia 16

ter, 10/12/2002 - 14h29 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 16, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Estado da Cultura e da Educação, inicia as obras de restauração da centenária Estação da Luz, onde futuramente será instalada a Estação Luz da Nossa Língua, um espaço cultural que se transformará numa referência permanente da língua portuguesa. A obras de restauro ficarão a cargo da empresa Construtécnica, responsável pelo restauro, entre outros, da Bolsa do Café de Santos e da Estação Júlio Prestes. A implantação do centro de memória da língua portuguesa será realizada numa parceria entre o Governo paulista, a Fundação Roberto Marinho e empresas privadas.

O custo total do projeto é de R$ 31 milhões e o prazo de execução é de 30 meses, tendo como realizadores, além do Governo do Estado de São Paulo, IBM do Brasil, Correios, Telesp Celular, Portugal Telecom, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Grupo Spenco e Gráfica Takano. A coordenação técnica é da Fundação Roberto Marinho.

Obra terá duas etapas

Nesta primeira etapa, com duração de nove meses, está prevista a recuperação e restauração completa das fachadas, execução de uma cobertura móvel provisória que permita fazer a reconstrução detalhada, restauro da marquise principal, recuperação das ornamentações, frisos, elementos decorativos, rodapés, restauro do relógio e tratamento do madeiramento para torná-lo imunizado. Na segunda etapa, será feita a modernização do prédio e sua adaptação para o funcionamento do novo espaço.

Este é um marco dentro da política de recuperação do centro de São Paulo promovido pelo Governo do Estado, iniciado pela implantação do Pólo Cultural Júlio Prestes e da Sala São Paulo, reforma da Pinacoteca do Estado, do Theatro São Pedro, resgate do prédio do Dops e a nova sede do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. A escolha da Estação da Luz ocorreu em virtude deste ser um dos edifícios mais emblemáticos da Capital, um prédio tipicamente vitoriano, que foi um indutor do desenvolvimento da região.

A idéia do projeto é sustentada pelo fato de que a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado do mundo – por mais de 200 milhões de pessoas – em países como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Thomé e Príncipe e Timor Leste, além do Brasil.

Atividades

Além de contar com um acervo permanente de informações, a ‘Estação Luz da Nossa Língua’ terá como característica o dinamismo, trabalhado em oficinas culturais que utilizarão diversas linguagens como música, teatro, dança e literatura. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será mostrado de maneira interativa o uso do português em diferentes mídias. O projeto abrigará ainda fóruns e debates liderados por instituições que tenham como missão a valorização da língua portuguesa.

A obra de recuperação da Estação da Luz será assinada por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro de reconhecimento e projeção internacional. O profissional tem diversas obras premiadas, sendo a principal delas a restauração e reforma da Pinacoteca do Estado, que lhe rendeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

R.K.