Cultura: Governo do Estado e Fundação Educar realizam ação para estimular a leitura

Dentro do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, será inaugurada amanhã a primeira biblioteca de Mombuca

sex, 19/11/2004 - 14h27 | Do Portal do Governo

Em parceria com o Governo do Estado, a Fundação Educar irá doar 600 livros e um computador para a primeira biblioteca da cidade de Mombuca, situada na região de Piracicaba. A inauguração será neste sábado, 20 de novembro, às 10h30, na rua Benedito Rodrigues de Abreu, s/nº, centro (antiga rodoviária).

Na inauguração serão distribuídos mais 4 mil exemplares de outros títulos. A cidade possui aproximadamente 3.300 habitantes e possui índice de escolaridade relativamente baixo em comparação à média do Estado. Jovens da Academia Educar, outro programa da Fundação, participarão do evento e irão realizar oficinas de contadores de história.

A ação faz parte do programa do Governo do Estado, São Paulo: ‘Um Estado de Leitores’. As ações desenvolvidas ambicionam zerar o número de municípios sem biblioteca no Estado de São Paulo, num total de 84. Dessa forma, são realizadas parcerias e atividades que envolvem prefeituras e a iniciativa privada, visando sempre a recuperação do saudável hábito entre crianças e adolescentes, com extensão para os adultos interessados.

De acordo com Maria Eugenia Sosa, da Fundação Educar DPaschoal, a iniciativa é muito importante para difundir a leitura principalmente nas cidades menores, e assim, contribuir para melhorar a educação no estado. ‘A ação irá beneficiar pessoas que não têm a oportunidade de aprender e obter conhecimento por meio da leitura’, diz.

Incentivo à Leitura

A Fundação EDUCAR DPaschoal possui vários projetos que envolvem cidadania e protagonismo juvenil. Entre eles estão as atividades voltadas para o incentivo à leitura. São projetos que estimulam o gosto pela leitura e facilitam o acesso a uma literatura de qualidade a crianças de baixa renda. Mais de 20 milhões de livros já foram distribuídos.

Em 1999, a primeira distribuição gratuita de livros foi feita exclusivamente para filhos de colaboradores da DPaschoal, mas diante do resultado positivo, a EDUCAR resolveu estender esse trabalho, encaminhando gratuitamente livros a escolas, bibliotecas e instituições. Já foram editados mais de 80 títulos, cujos principais temas são: amizade, cidadania, ética, meio ambiente e voluntariado. Também há livros direcionados para o público adulto. Utilizando a logística da DPaschoal, a EDUCAR já conseguiu distribuir livros em 16 estados brasileiros.