Cultura: Gonçalves Dias é tema de palestra na Casa das Rosas

Será nesta quinta-feira, dia 6, no horário do almoço

qui, 06/01/2005 - 8h53 | Do Portal do Governo

Um dos destaques de janeiro da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é o projeto Poesia Sobremesa. Um curso rápido sobre a poesia dos nossos maiores poetas, ministrado no horário de almoço, por Clenir Bellezi de Oliveira e Frederico Barbosa. Escolha o seu poeta. O tema desta quinta-feira, dia 6, é Gonçalves Dias. Amanhã, Álvares de Azevedo.

Os amantes de poesia e literatura também têm como opções uma série de cursos de férias denominados: Fernando Pessoa e seus heterônimos, Haicais, Oficina de Criação Poética, e Todos os nomes – Oficina de Poesia para Crianças. Todos com inscrições abertas. Nos fins de semana, há o ciclo de contação de histórias.

A primeira série de cursos de férias Verão de Poesia, da Casa das Rosas, teve as 105 vagas esgotadas em apenas uma semana. Para atender a demanda excedente, a Secretaria de Estado da Cultura dobrou a oferta, com três novas turmas. As inscrições podem ser feitas até um dia antes do início do curso. Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, recomenda que os interessados garantam logo sua vaga. “É notável o crescimento do gosto por poesia e quando isso acontece no mês de janeiro, torna-se ainda mais extraordinário”, avalia o escritor e poeta.

A casa foi reaberta ao público em dezembro com um acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003). As atividades são voltadas para leitura e pesquisa, além da biblioteca circulante especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial. O espaço oferece também para consulta as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. Respeitadas traduções do próprio Haroldo de obras de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. Além de contos da Divina Comédia, em que ele trabalhava pouco antes de morrer.

Cursos de Férias – Verão de Poesia
Taxa de matricula R$ 5,00

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia
Av. Paulista, 37 – Paraíso. Tel.: (11) 3285-6986
De terça a domingo das 10h às 18h.
Acesso a portadores de deficiência física.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.