Cultura: Fórum debate leis de incentivo e ações culturais em Santos

O evento está sendo realizado durante todo o dia na Oficina Cultural Pagu

qui, 17/07/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

Prossegue hoje, em Santos, a segunda edição do Fórum Regional de Política Cultural da Região Metropolitana da Baixada Santista. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o encontro foi aberto oficialmente ontem a noite, com apresentação da Tradicional Jazz Band no SESC.

A programação desta quinta-feira, dia 17, tem início às 9h30, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin. Da programação constam palestras e debates sobre Leis de Incentivo e ações culturais na região, que vão reunir, autoridades munícipes, representantes e artistas da região, secretários de Estado, delegados regionais de cultura, dirigentes culturais e coordenadores de organizações não-governamentais.

O Fórum da Região Metropolitana da Baixada Santista é o segundo de uma série de 12 encontros que visa discutir a política cultural desta Secretaria, focando: a democratização do acesso aos bens culturais; a garantia de uma boa gestão dos recursos do contribuinte, administrando-os para oferecer bons resultados à maioria; universalização da cultura; e bom gerenciamento de projetos culturais.

O evento será encerrado com o espetáculo de marionetes “Estrelas do Brasil”, que faz uma homenagem à música popular brasileira através da imagem e das canções das divas Carmen Miranda, Elis Regina e Gal Costa, tendo como cenário o palco de um cassino dos anos 40.

A região metropolitana da Baixada Santista compreende os municípios de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. Do ponto de vista histórico, a região surge quase junto com o país, em 1532 quando Brás Cubas chega a São Vicente. Do ponto de vista econômico, a região é uma das maiores do estado e abriga o maior e mais moderno porto da América Latina. Culturalmente, Santos tem a oferecer dezenas de bens tombados e uma produção anual que supera em grandeza e qualidade as expectativas nela depositadas.

A Secretaria de Estado da Cultura está sempre atenta e preocupada em assegurar o melhor amparo às atividades culturais para a região metropolitana da Baixada Santista. Pensando desta maneira, já foram investidos um montante superior a R$ 11 milhões para o restauro do Teatro Coliseu, além de ter sido incrementadas as atividades da Oficina Cultural Pagu e do Projeto Guri.

Fórum Regional de Política Cultural da Região Metropolitana da Baixada Santista

17/07, 09h30 – Início das palestras

Oficina Cultural Regional Pagu e Delegacia Regional da Cultura
Praça dos Andradas, s/nº – Santos

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br