Cultura: Foliões desfilam em carros antigos no ‘5º corso de carnaval’ promovido pelo Memorial do Imi

Evento será neste sábado, dia 22

sex, 21/02/2003 - 10h47 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante, através de seu Núcleo Histórico dos Transportes,realiza neste Sábado, dia 22, a partir das 11h00, o ‘5º Corso de Carnaval’,com a participação de grupos de foliões e colecionadores de automóveis antigos, que sairão em carreata pelas ruas da cidade. A saída será do Memorial do Imigrante, indo ‘até onde o samba os levar’.

O Corso de Carnaval, ou simplesmente Corso, que remonta ao ano de 1910, é uma tradição que foi praticamente esquecida com o passar dos tempos. Ele consistia em um desfile de grupos de foliões com fantasias iguais ou com o mesmo tema, em carros conversíveis, pelas ruas mais importantes da cidade.

Embora marcando diferenças sociais, pois os ricos eram os proprietários dos poucos carros em São Paulo, permitia que todos se divertissem na mesma medida, através das ‘batalhas de confete e serpentina’. Lá pelo início da década de 60, os Corsos foram perdendo espaço para os desfiles e bailes em clubes, até ficarem, apenas na memória dos mais velhos.

Roteiro: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 (Memorial do Imigrante), Rua Dr. Almeida Lima, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Parque D. Pedro II, Av. Rangel Pestana, Praça da Sé, Rua 15 de novembro, Rua Libero Badaró, Viaduto do Chá, Av São João, Av. Duque de Caxias, Rua Mauá, ‘Estação Júlio Prestes’. Rua General Osório, Largo do Arouche, Rua Dr. Vieira de Carvalho, Praça da República, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Rua Fernando Albuquerque, Rua Augusta, Av. Brasil, Parque do Ibirapuera, Rua Manoel da Nóbrega, General Estênio de Albuquerque Lima, Rua Abílio Soares, Praça Oswaldo Cruz, Av. Paulista , Rua da Consolação, Acesso Elevado Costa e Silva (Sentido Radial Leste), Av. Alcântara Machado (Sentido
Centro-Bairro), Rua Tuiuti, Rua Euclides Pacheco, Rua Itapura, * PIT STOP * no Democrata Bar Tatuapé, com a monumental chegada, na fantástica ‘Batalha de Confetes e Serpentinas’.

Serviço:

5º Corso de Carnaval
Sábado, dia 22, a partir das 11h00
Memorial do Imigrante (saída do Corso)
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Móoca ? (11) 6692.1866 / 7804

Assessoria de Imprensa
3351-8164/8165
www.cultura.sp.gov.br / e-mail – comunica7@terra.com.br

GB