Cultura: Filmes premiados em Gramado são exibidos no Memorial

Interessados têm até o dia 29 de agosto para conferir

ter, 19/08/2003 - 14h10 | Do Portal do Governo

A Videoteca do Memorial homenageia o 31º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino exibindo uma retrospectiva de filmes premiados. A mostra prossegue até o dia 29 de agosto, com sessões de segunda a sexta, às 10, 12 e 15 horas.

“O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973. O Festival firmou-se em tempos políticos duros –os anos 70 – driblando a censura e provando que era possível subverter o cotidiano difícil através da arte. Desde essa época, Gramado transformou-se num palco que traduz as glórias e crises do cinema nacional. A partir dos anos 80, com o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do Festival, o evento conquistou naturalmente o título de um dos maiores do gênero no país.

Reunindo um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com qualidade, o Festival é hoje um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.” (Texto extraído do site www.festcinegramado.com.br)

A programação desta terça-feira, dia 19, apresenta os filmes “Gaijin – Caminhos da Liberdade” e “Pra Frente, Brasil”. Confira as sinopses:

Gaijin – caminhos da liberdade: Narra a história dos imigrantes japoneses no Brasil e suas relações com os italianos e nordestinos. Com Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarasaki, Gianfrancesco Guarnieri, José Dumont.
Direção de Tizuka Yamasaki. Brasil. 1980. 105 min.
Prêmios: Melhor filme, trilha sonora, cenografia, roteiro e ator coadjuvante.

Pra frente, Brasil: Durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 70, um pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político, preso e torturado por agentes federais. Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Natália do Vale, Elizabeth Savalla, Claudio Marzo, Carlos Zara, Paulo Porto.
Direção de Roberto Farias. Brasil. 1981. 105 min.
Prêmios: Melhor filme e montagem

31º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino
“Gaijin – caminhos da liberdade” e “Pra frente, Brasil”
Dia 19, sessões às 10h, 12h e 15h.

Videoteca do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada franca
Fone: (11) 3823-4600
Site: www.memorial.org.br
Acesso a portadores de deficiência física

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB