Cultura: Filmes de Fellini e irmãos Taviani abrem a semana no Memorial da América Latina

nd

seg, 28/07/2003 - 12h42 | Do Portal do Governo

A Videoteca do Memorial da América Latina exibe hoje, dia 28, dois clássicos do cinema italiano: ‘Bom dia, Babilônia’, de Paolo e Vittorio Taviani, e “Entrevista”, do ícone do Cinema di Itália, Federico Fellini.

‘Bom dia, Babilônia’, de Paolo e Vittorio Taviani, conta a história de dois irmãos que partem para os Estados Unidos em busca de fortuna para salvar o pai, famoso artesão italiano, da falência. Depois de muitas dificuldades, eles encontram a grande chance trabalhando como cenógrafos para o lendário diretor D.W. Griffith, no filme ‘Intolerância’. O filme tem como protagonistas Vicent Spano (O Regresso do Corcel Negro) e Joaquim de Almeida (Tentação).

Completando a sessão cultural, o Memorial projeta o documentário “Entrevista”, de Federico Fellini. O enredo mostra o começo das filmagens de uma adaptação de ‘América’, de Kafka. O diretor é entrevistado por uma equipe de TV japonesa. As memórias do cineasta confundem verdade e mentira, seriedade e brincadeira, realidade e sonho. O filme comemora o cinqüentenário dos estúdios da Cinecittà.

A Videoteca de Memorial da América Latina mostra durante as férias a estratégia do cinema de se auto-retratar. Obras repletas de metalinguagem, tanto como artifício temático, a fim de revisar sua própria trajetória, quanto como uma estratégia poderosa de aproximação com o espectador, marcam o mês de julho.

MOSTRA DE CINEMA – VIDEOTECA DA BIBLIOTECA LATINO AMERICANA VICTOR CIVITA
Hoje, sessões às 10, 12 e 15 horas.

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Fone: (11) 3823-4600
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.
www.memorial.org.br