Cultura: Festival Revela Talentos

Será nos dias 6 e 7 de novembro

sex, 29/10/2004 - 21h28 | Do Portal do Governo

O Festival de Novos Talentos, no Teatro Franco Zampari, chega as semifinais, neste sábado e domingo, dias 6 e 7, com entrada gratuita. O público assistirá as apresentações de 28 grupos de várias categorias nos dois dias de evento.

Black Music apresentam-se Bless B, Letícia, Fulminantes e Plenitude. No Rap, RDC Rappers, D´Eliti, Fase e Quilombo Itaquera. Pela modalidade Instrumental, Cia de Artes Baque Bolado, Caiçaras Jazz Band, Tarumã e Capim Azul. Em Rock, Maddame Butterfly, Cabeçativa, Guerrilha e Fabrica do Som. Na DJ, os concorrentes são DJ Dunet´s, DJ Rodrigo Marques, DJ C. Jay C e DJ Fábio Alves de Paiva. O Samba vai de S/ Mistério, Pagode de Bamba, + Q da Hora e Pagode do Interior. No Pop, os destaques são Luxúria da Língua, Liga Sonora, Stora-lash e Polliester.

O festival foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura para atender a uma parcela jovem que possui grupos musicais e não dispõe de material fonográfico profissional e nem espaço na mídia. “Procuramos fazer um festival que homogeneizasse vários estilos musicais que são desenvolvidos na periferia da capital. Os prêmios foram pensados para que dessem suporte ao trabalho das bandas”, explica Kenzo Sima-buku, coordenador do projeto.

Menos ambicioso inicialmente, o projeto Interação Festival de Novos Talentos ganhou projeção nacional. Foram 3,5 mil inscrições que vieram de diversos pontos de São Paulo e até de Minas Gerais e Santa Catarina. As eliminatórias, realizadas entre setembro e outubro em vários espaços, reuniram quase 18 mil pessoas. Um número que superou todas as expectativas.

Com o apoio da iniciativa privada, o vencedor de cada categoria receberá prêmios como gravação de CD e videoclipe, além de instrumentos musicais, equipamento completo, bolsas de estudo, cotas de roupas e acessórios de marcas famosas.

Nas eliminatórias algumas situações emocionaram os produtores do evento. Um dos casos foi o do grupo R.D.C Rappers, formado por três internos da Febem de Pirituba. Dentre as dificuldades, eles dependeram de autorização especial do juizado para participar. Valeu o empenho, que teve até torcida organizada por parte dos agentes da Febem que os acompanharam. O grupo ganhou a eliminatória e agora está na semifinal.

Outra que chamou a atenção foi a eliminatória da categoria Instrumental, no Theatro São Pedro, que teve platéia lotada apesar do frio e da chuva. Para Daniel Sanches, do grupo Tarumã, o festival é importante para mostrar que existem jovens que gostam de música instrumental. “Pelo fato de a mídia mostrar só músicas comerciais, você imagina que a juventude está sendo educada por esse tipo de som. E não é verdade. Encontramos neste festival músicos de altíssima qualidade”, explica.

O músico Luizinho Sete Cordas, que fez parte da comissão julgadora, ressalta a importância de um festival aberto à música instrumental. Especialmente pelo valor exagerado que é dado às pessoas que cantam, às vezes, com pouca qualidade musical. “Os músicos brasileiros são reconhecidos na Europa, no Japão. Nós temos uma música muito forte e admirada internacionalmente. É uma ótima oportunidade para o brasileiro, pouco acostumado, valorizar nossa música instrumental”, arremata Luizinho.

Festival de Novos Talentos. Dias 6, às 16h; e 7, às 14h. Grátis.
Teatro Franco Zampari: Av. Tiradentes, 451 (11) 3351.8263