Cultura: Festival Nacional de Coros Infantis reúne 16 grupos de todo o País

Evento integra o projeto Concertos Matinais, no próximo domingo, dia 29

qua, 25/05/2005 - 15h27 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 29 de maio, o projeto Concertos Matinais recebe o maestro Teruo Yoshida, que regerá o Coral Infantil ECO, na quarta edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis, que reunirá 16 grupos de todo o País. O primeiro coro interpretará Pout-pourri The Sound Of Music, de O. Hammerstein 2 nd e R. Rodgers; Valsinha de Roda, de E. Villani Côrtes; Odeon, de Ernesto Nazareth; Carinhoso, de Pixinguinha, com arranjo de E. V. Côrtes; e Polca de Diz-que, Diz-que, de Strauss. O Gran Finale terá vozes de 400 crianças, que cantarão O Alfabeto, de Mozart; Andando nesta Estrada, de Edith Möller e Friedlich W. Möller; Suíte Coral ‘Canção da Alegria’, de Akira Yuyama, e Canta Brasil, de David Nasser e Alcir Pires.

O projeto Concertos Matinais foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à música e formar novas platéias. Os espetáculos são sempre nas manhãs de domingo e têm ingressos vendidos a preços populares: R$ 2,00 na bilheteria e R$ 1,00, se comprado com antecedência nas unidades do Poupatempo Sé e Itaquera.

Coordenada pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM), a programação de 2005 tem direção artística de Clodoaldo Medina. A idéia é despertar no público o gosto pela música orquestrada. Na edição 2004, foram 30 apresentações que atingiram 36 mil pessoas. A média de público no ano passado bateu a casa de mil espectadores por concerto.

Teruo Yoshida é regente titular do Coro Infantil da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e está há 35 anos à frente do Coral Infantil ECO, desde a sua fundação. Radicado no Brasil desde 1965, aos cinco anos de idade já tocava piano, aos oito ingressou na primeira formação do Coral Infantil de Tóquio, sua cidade natal, e aos 13 anos começou a reger grupos vocais no Colégio de Tóquio. Depois de passar pela Faculdade de Arte Gakuguei, chegou ao Brasil onde se diplomou em piano pela Academia Dramática e Musical Mozarteum de São Paulo. Foi reconhecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor regente de coral de 1989.

Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis, evento tradicional que conta com a participação de mais de 400 crianças de corais de todo o Brasil, pré-selecionadas e reunidas em um único coro, chega em sua quarta edição sob a regência do maestro Teruo Yoshida, um dos mais expressivos nomes em canto coral infantil do país. Esse Festival é uma versão do tradicional Festival Anual de Nova York, regido pelo maestro Henry Leck, responsável pela primeira e terceira edições no Brasil que reuniram vozes de centenas de crianças de diferentes corais brasileiros, em belíssimos concertos na sala São Paulo. É importante assinalar que esse festival é diferente de outros festivais que já acontecem no Brasil, uma vez que não tem como fim competir nem premiar, mas reunir todas as vozes num único e grande concerto final.

Veja a programação de 2005 no link Roteiro no site da Secretaria Estadual da Cultura: www.cultura.sp.gov.br.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)