Cultura: Festival ‘Florensampa – Andata e Ritorno’ estréia no Teatro Sérgio Cardoso

Abertura será no próximo dia 8

seg, 01/09/2003 - 18h32 | Do Portal do Governo

O Teatro Sérgio Cardoso, da Secretaria de Estado da Cultura, sedia o Festival FlorenSampa – Andata e Ritorno – 2003 no período de 8 a 30 de setembro. O evento faz parte do projeto ‘Imigrare, verbo InTransitivo’, idealizado pela Negrogatto Associazione Culturale, com as participações do Teatro d’Alma Viva, Companhia Anjos Voadores, Companhia Silvana Abreu, além dos artistas plásticos Duccio Barlucchi e Solange Utuari, e que tem como objetivo refletir e aprofundar o fenômeno migratório de massa, nos aspectos político, econômico e social, iniciado no século XX, baseado na temática da emigração italiana rumo ao Brasil e Argentina.

Segundo o diretor artístico Paulo de Azevedo, o Festival parte da crença da arte como meio privilegiado de expressão e comunicação, na qual, através dela, é possível ilustrar como Itália, Argentina e Brasil contribuíram e ainda contribuem pacificamente para uma cultura nova, multi-étnica, intercultural, centrada na cooperação, colaboração e tolerância, um significativo exemplo de cultura de paz entre os povos.

A abertura será no dia 8, às 20 horas com a mostra de artes plásticas ‘Maschere: Il viaggio del volto nascosto’ (Máscaras: A viagem do rosto escondido), com obras do escultor senese Duccio Barlucchi, de Florença e da artista paulista Solange Utuari. As obras de Barlucchi serão expostas em duas sessões: a primeira com máscaras mitológicas, comédia dell’arte e contemporânea e a segunda dedicada ao projeto realizado com os alunos da Universidade Cruzeiro do Sul sobre o estudo teórico-prático de construção e uso de máscaras teatrais. A artista Solange Utuari apresentará obras com técnica de aquarela sobre tecidos, ilustrando jogos lúdicos sobre a infância e o uso de máscaras.

No mesmo dia, às 21 horas, Barlucci realizará uma conferência com a participação dos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. A idéia central desse workshop é abordar, a partir de conceitos mitológicos, a história e o uso de máscaras na vida social das diversas culturas.

No dia 9, às 21 horas, o Teatro d’Alma Viva apresentará ‘Lettere Da Uma Trince Qualsiasi, com texto de Duccio Barlucci, participação especial de Ângela Bianchi e direção de Paulo Azevedo. Neste monólogo, o personagem relembra momentos de sua vida enquanto escreve cartas para seu amor distante. Essa alquimia faz suscitar sensações, recordações, acusações e autocríticas, alterando assim a voz do intérprete.

Programação

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa – 153
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia entrada)

Dia 8 – 20 horas

20 horas – Coquetel e abertura da Mostra ‘Maschere: Il viaggio del volto nascosto’
Artistas – Solange Utuari e Duccio Barlucchi
Curadoria – Silva Valeria Vieira

21 horas – Workshop – ‘Macherere: Il viaggio del volto nascosto’

Dia 9 – 21 horas

‘Lettere de una trincea qualsiasi’
Teatro d’Alma Viva
Texto e concepção cênica – Duccio Barlucchi
Direção – Paulo de Azevedo
Participação especial – Angela Biancchi

Dias 15/16 – 21 horas

‘Os Sete Gatinhos’
Companhia Anjos Voadores
Direção – Moisés Miastkwosky

Dias 22/23 – 21 horas

‘Micro-Revolução de um Ser Gritante’
Texto, direção e interpretação – Silvana Abreu

Dias 29/30 – 21 horas

‘Donna Anna’
NegroGatto Teatro
Direção: Paulo de Azevedo

Da Secretaria da Cultura
C.A