Cultura: Festival de Inverno é sucesso em Campos do Jordão e Tatuí

Evento apresentou 98 espetáculos nacionais e internacionais e atraiu mais de 90 mil pessoas nas duas cidades

ter, 29/07/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A 34ª edição do Festival de Inverno atraiu 80 mil pessoas a Campos do Jordão e levou mais de 13 mil visitantes a Tatuí. Durante 23 dias, 98 espetáculos, entre atrações nacionais e internacionais, se alternaram nos palcos das duas cidades. Foram mais de 400 horas de música, que incluíram também aulas e ensaios dos 485 bolsistas-estudantes que tiveram oportunidade de se aprimorar durante o evento.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o festival foi concebido para proporcionar aprimoramento musical de jovens instrumentistas, futuros integrantes de orquestras. Este ano, o evento deu ênfase à parte pedagógica, aumentando em 70% o número de bolsistas.

Durante o mês de julho, 485 alunos – entre os 817 inscritos de todo Brasil e alguns de outros países – puderam conviver e participar de aulas com renomados músicos nacionais e internacionais. Entre as novidades desta edição, destacou-se o retorno do curso de regência orquestral, que permitiu aos estudantes exercitar a prática com uma orquestra completa.

Destaques internacionais

Grandes nomes da música erudita internacional marcaram presença no festival, como o trompetista canadense Fred Mills, a soprano norueguesa Anne Margrette Dahl, a contralto sueca Susanne Resmark, o regente sueco Erik Westberg, o grupo suíço Ensemble Fidelio, o violonista costa-riquenho Mário Ulloa e o pianista argentino Nelson Goerner.

A Orquestra Sinfônica do Estado, Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica do Estado, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra Experimental de Repertório foram os destaques nacionais no evento.

Festival para crianças

Para as crianças, o festival ofereceu quatro espetáculos, além do curso de iniciação musical a 58 meninos e meninas de Campos do Jordão em situação de risco social. A Secretaria de Estado da Cultura também agregou literatura ao evento. Criou a Sala de Leitura, na praça do Capivari, para onde levou livros e contadores de histórias. Ação integrada ao programa São Paulo: um Estado de leitores, tem por objetivo incentivar o hábito de ler na população, em especial, no público infantil.

Premiações

Wallas Gonçalves Pena, aluno de viola, recebeu o prêmio Maestro Eleazar de Carvalho por ter sido o bolsista que mais se destacou no festival. Ganhou bolsa no valor de R$ 48 mil para aprimoramento no exterior. Em Tatuí, outros dois bolsistas receberam a premiação de R$ 3 mil cada. O Prêmio Maestro Luís Arruda Paes – área de MPB – foi para o saxofonista Antonio Lopes de Castro Filho. O trompetista Lucca Zambonini Soares ganhou o Prêmio Professor Gilberto Galliardi, da área de Banda Sinfônica.

A concepção artística desta edição resgatou o caráter erudito do evento e reforçou a produção de música de câmara, fundamental para o desenvolvimento dos músicos. Também privilegiou jovens talentos com carreira internacional consolidada: o violinista alemão David Garret, e os pianistas Martin Stadfeld (Alemanha) e Assaff Weismann, (Israel), vencedores de concursos internacionais nos Estados Unidos e Europa. Eles mostraram a evolução da escola pianística desses dois continentes e da violoncelista russa Tatjana Vassiljeva.

(LRK)