Cultura: Festival Anima Mundi exibe 369 filmes no Memorial da América Latina

Maior festival de animação da América Latina será realizado de 20 a 24 de julho

sex, 15/07/2005 - 14h55 | Do Portal do Governo

Neste mês de férias o Memorial da América Latina traz para crianças e adultos o Anima Mundi 2005, o maior festival de animação da América Latina. De 20 a 24 de julho serão exibidos 369 filmes.

O Auditório Simón Bolívar será transformado em grandes salas de cinema com projeção simultânea e tratamento acústico. Ao todo são 1.706 lugares para o público assistir o que há de melhor na mundo das animações. A Sala dos Espelhos, com 160 lugares, será adaptada para as sessões de vídeo.

A 13ª edição do festival apresenta na categoria longa-metragem três produções. O russo Alosha conta a as aventuras de um menino russo que se transforma no grande herói da cidade russa de Rostov. Já a produção espanhola Sueño de una noche de San Juan é baseada na peça de Shakespeare. No Guerreiro de Toy da Coréia do Sul, uma turminha se junta para salvar a ilha onde moram.

da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

Nas sessões infantis de curtas há 39 produções vindas da Irlanda, Alemanha, EUA, Austrália, Polônia e França entre outros. A América Latina também marca presença com animações do Brasil, México, Colômbia, Uruguai e Argentina.
Um dos principais destaques do Anima Mundi 2005 é a participação do croata Igor Kovalyov, diretor da série de TV e do longa-metragem Rugrats (Os Anjinhos). O animador estará discutindo com o público todo o seu trabalho, que vai muito mais além de produções infantis. O papo animado com o croata vai acontecer no Memorial no dia 21 de julho, às 19h30.

Outros nomes como o brasileiro Rui de Oliveira, responsável por vinhetas e aberturas de programas da Rede Globo, o canadense Chris Landreth, ganhador do Oscar de animação em curta-metragem com a produção Ryan, o suíço Georges Schwizgebel, que anima pinturas a óleo, e o americano Ron Diamond, um dos fundadores da Acme Filmworks, também estão na lista do Papo Animado, sessão de debates com os animadores.

Além de conferir os curtas e longas de 18 países e o bate-papo com os principais ilustradores da atualidade, os visitantes também poderão participar de uma série de oficinas gratuitas de animação. No Espaço Aberto haverá 13 oficinas com aulas de massinha, desenho animado, animação de película, pixilation, zootrópio, areia, recorte e story-board.