Cultura: Faltam poucos dias para o fim das inscrições do ‘Cursos de Março’

Série literária terá cursos dados por Clenir Bellezi, na Casa das Rosas

sex, 25/02/2005 - 16h44 | Do Portal do Governo

Com início em 02 de março, a série literária “Cursos de Março” oferece aulas sobre clássicos da literatura como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. A grade inclui, cinco aulas, de duas horas cada, dadas pela professora Clenir Bellezi de Oliveira. O primeiro dia é uma introdução ao autor, nos demais, aprofundam-se um pouco mais em sua obra. No caso de Fernando Pessoa, depois da introdução, aborda-se um heterônimo em cada aula. Machado de Assis segue o modelo: apresentado o escritor, quatro de seus contos serão discutidos nas demais aulas. Nos encontros sobre Borges, Júlio Pimentel Pinto apresenta traços da vida e da obra do escritor.

A “Oficina de Soneto”, também começando no dia 02, o poeta Glauco Mattoso ensina a forma rígida dos sonetos, que servia às construções poéticas clássicas. Segundo ele, este é um dos gêneros mais rigorosos e difíceis na poesia porque possui inúmeras regras.

A relação imagem-palavra é a proposta da oficina “A imagem da imagem – Poética oriental & fotografia”. Neste curso, Valdir Peyceré fala sobre a importância da imagem contida no texto e as possibilidades literárias de uma fotografia. A oficina dará destaque para as obras concisas: epigrama, poema breve, tanka e haicai.

Em março, a Casa das Rosas oferece, ainda, palestra sobre leitura com Boris Schnaiderman, o ciclo “Histórias no Casarão”, a série “Poesia Aperitivo”, na hora do almoço e outras atividades nas áreas de literatura e poesia.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia
Av. Paulista, 37, Paraíso, Tel.: (11) 3285-6986

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

F.C.