Cultura: Exposições temporárias são o grande atrativo da Pinacoteca do Estado

Destaque é a mostra internacional 'Albert Eckhout volta ao Brasil', com imagens do século 17

qua, 19/02/2003 - 13h38 | Do Portal do Governo

Cinco grandes exposições gratuitas estão em cartaz na Pinacoteca do Estado. São elas: ‘Uma Visão Baiana’, de José Morea, ‘Entre o Céu e o Mar’, fotografias de Rogério Medeiros, ‘Bendito Fruto’, do fotógrafo Rafael Costa, ‘Arqueografia de uma Paisagem’, de Renato De Cara e a instalação do artista italiano Mario Merz.

O artista espanhol José Morea, que está há três meses em Salvador, mostra uma série de 50 pinturas sobre a capital baiana. A exposição ocupa três salas no 1º andar.

Rogério Medeiros apresenta no Piso Térreo a mostra Galeria do Papel, 35 fotos em grandes formatos revelados sobre papel gravura, mostrando uma visão poética de praias do mundo inteiro, resultado de um projeto desenvolvido há 10 anos.

No Café da Pinacoteca, ‘Bendito Fruto’ é o nome da exposição do fotógrafo Rafael Costa, resultado de uma variação pictórica sobre a bananeira e o fruto, remetendo a um diálogo entre o profano e o sagrado.

Renato De Cara traz no Ponto Chic, no Parque da Luz, sua ‘Arqueografia de uma paisagem’, onde mostra 30 fotos coloridas que enfocam o aspecto mais silencioso da metrópole paulista, promovendo uma discussão entre a solidão e o silêncio.

Finalmente, no primeiro andar, está a instalação do artista italiano Mario Merz, que utiliza quatro mil jornais editados no mesmo dia, divididos em 80 sacos com 50 jornais cada.

Vale destacar que a exposição internacional ‘Albert Eckhout volta ao Brasil – 1644 a 2002’, do pintor holandês Albert Eckhout, também tem entrada franca. A mostra, que ocupa sete salas do museu, reúne 24 telas com imagens do Brasil Colonial que Eckhout retratou no século 17, quando visitou o país a pedido do Conde Maurício de Nassau. Sua missão era retratar a natureza, os tipos étnicos e os produtos brasileiros.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo (SP)
Telefone (11) 229-9844
Visitação de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Entrada franca