Cultura: Exposições Retratos Urbanos e Claro Jansson estão em cartaz no MIS

Mostram se encerram no domingo, dia 11

sex, 09/01/2004 - 8h13 | Do Portal do Governo

O MIS exibe até domingo, dia 11, as exposições Retratos Urbanos e Claro Jansson O Fotografo Viajante. A primeira reúne trabalhos de jovens entre 15 e 21 anos, freqüentadores das oficinas artísticas de artes visuais, grafite, fotografia e vídeo do Programa FAC (Formação de Agentes Comunitários), da Fundação Gol de Letra.

Idealizada em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A Fundação Gol de Letra tem por finalidade investir na formação ampla de crianças e adolescentes. Utiliza diversas linguagens para auxiliar o crescimento individual e coletivo. Nesta exposição, um barraco em tamanho natural, construído a partir de restos de materiais encontrados pela moçada, retrata a visão, ao mesmo tempo realista e poética, deste hábitat criado pelo homem urbano.

As pessoas que ocupam esse espaço são retratadas por meio de imagens de atividades cotidianas de esporte, lazer e trabalho. Os protagonistas são pedreiros, costureiras, marceneiros. Os moradores da Vila Albertina, local onde se localiza a Fundação Gol de Letra, interagem com os meios de comunicação e, em especial, com a televisão, objeto de estudo, debate e produção de curtas, com o intuito de reproduzir sua influência no cotidiano da comunidade.

Donos de uma cultura própria e peculiar, é pelo olhar do grafite que muitos jovens expressam seus pontos de vista sobre o ambiente e a cidade em que vivem.

A mostra Claro G. Jansson O Fotografo Viajante, um dos pioneiros da fotografia documental no país, é composta por cerca de 80 imagens inéditas do acervo do fotógrafo, que retratam várias regiões do Brasil.

A exposição conta ainda com a apresentação de um vídeo documental, dirigido por Renato Dutra, e com uma réplica em escala natural do estúdio original de Jansson em Itararé e de seus aparelhos de trabalho.

O vídeo, com duração de 28 minutos e linguagem digital, mostra informações obtidas nas cartas escritas pelo fotógrafo sueco e depoimentos dos familiares, entre outras curiosidades.

O destaque fica por conta da obra prima do fotógrafo Jansson, a cobertura fotográfica da Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916 na região então disputada pelo Paraná e Santa Catarina.

A minuciosa documentação dos fatos valeu ao fotógrafo, em 1913, uma nomeação, pelo presidente Hermes da Fonseca, para o posto de Tenente do 1º esquadrão do 48º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional, comarca de União da Vitória, Paraná.

Retratos Urbanos e Claro Jansson o Fotografo Viajante
Até domingo(11). De terça a sexta, das 14h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 20h. Entrada Franca.

MIS
Av. Europa 158 – Jd. Europa. Tel.: (11) 3062-9197
De terça a sexta, das 14h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 20h.
Entrada franca. Acesso a portadores de deficiência física

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.