Cultura: Exposição no Museu de Arte Sacra reconta o Barroco

Mostra de obras paulistas poderá ser vista até o dia 30 de abril de 2005

qui, 23/12/2004 - 8h41 | Do Portal do Governo

Quando o tema é barroco brasileiro, a primeira imagem que vem à cabeça é a expressiva produção mineira ou baiana, rica graças, respectivamente, à farta presença de minas de ouro e à posição de capital do Brasil ocupada pela Bahia. Em nenhum momento, certamente, surge alguma referência ao barroco paulista. Compreensível, já que era um tanto desprezado e bem mais pobre e escolheu outros caminhos para se destacar e impor. Usou e abusou da cor. Mas essa é uma descoberta recente.

Uma mostra desse rico patrimônio artístico é a exposição Altares Paulistas Resgate de Um Barroco pode ser apreciada no Museu de Arte Sacra, no bairro Luz. O evento reúne, pela primeira vez, cinco retábulos de diferentes regiões do estado, que contam um pouco da história do barroco paulista. Retábulo é uma construção de madeira, mármore, ou de outro material que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, contém um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.

Se, por um lado, o barroco paulista não primava pela dimensão e pela excessiva riqueza, tinha outros recursos como a imensa diversidade de cores – vermelhos, azuis e verdes em profusão. Integram a mostra os altares de Nossa Senhora da Luz, originalmente pertencente à estrutura da edificação do complexo Mosteiro Imaculada Conceição da Luz; Antiga Matriz de Santo Amaro (dois exemplares); Fazenda São Mathias, em Ilha Bela; e o da Capela da Fazenda de Piraí, da região de Itu.

Os retábulos pertencem ao final do século XVII e começo do século XVIII e podem ser vistos em sua pintura original. Em todos, nota-se uma aparência que imita o mármore em vários tons de vermelho, azul, rosa, ouro e prata. A mostra permite conhecer e reconhecer o barroco paulista. Isso se tornou possível porque, através das prospecções realizadas nas obras, pôde-se chegar às primeiras camadas de pinturas.

Mostra Altares Paulistas Resgate de Um Barroco
Até 30/04/2005.

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 Luz – Tel. (11) 3326.1373
De terça-feira a domingo, das 11 às 19 horas
Ingressos: R$ 4,00 e (meia entrada)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.