Cultura: Exposição na Estação Dom Bosco da CPTM termina neste domingo

Mostra 'Movimento pela Paz na Zona Leste' é organizada pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera

sex, 31/01/2003 - 17h00 | Do Portal do Governo

Este é o último fim de semana para visitar a exposição “Movimento pela Paz na Zona Leste”, organizada pelo Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco. A mostra está montada na Estação Dom Bosco, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na Linha E (Brás-Estudantes). No dia 1º de março, ela voltará, desta vez para a Estação José Bonifácio, também da Linha E.

A exposição é resultado de um concurso de criação, de diversas modalidades com o tema ‘Paz’, realizado ao longo de 2002 pela Obra Social Dom Bosco, de Itaquera. Participaram alunos e professores de escolas da rede pública estadual (Lestes), municipal (NAE’s) e do Centro Profissionalizante mantido pela entidade, todos da Zona Leste.

Composta por oito banners, a mostra reúne desenhos, fotografias em preto e branco e colorida, textos de poesia e prosa. Além desses trabalhos, há também uma pesquisa sobre violência desenvolvida por alunos e professores em 20 escolas e estações de trem da CPTM e Metrô da região.

Na etapa final do concurso, em novembro de 2002, os trabalhos foram selecionados por categorias:

– Educação Infantil;
– Ensino Fundamental de 1ª à 4ª e 5ª à 8ª série;
– Ensino Médio;
– Corpo Docente;
– Educação de Adultos.

A comissão julgadora do concurso buscou parcerias com editoras que irão fornecer livros direcionados a cada modalidade, como ferramenta de desenvolvimento pedagógico.

“Passageiros da Ilusão”

Na Estação Cidade Jardim (Linha C), da CPTM, o trabalho da artista plástica Regina Rennó aparece nas telas em têmpera sobre lona, formando dois painéis e uma tela. Também poderá ser visto um personagem representado por um boneco, no tamanho natural de um homem, confeccionado em massa de papel, roupas e objetos reais, sentado em um banco de madeira – modelo das antigas estações de trem. Esta mostra ficará aberta aos usuários da CPTM até o dia 28 de fevereiro de 2003.