Cultura: Exposição Di Cavalcanti encerra sua temporada no Memorial

Exposição é divida em três núcleos: Trajetória; Projetos, Ilustrações e Figuras Humanas; e Documentos

qui, 15/04/2004 - 17h48 | Do Portal do Governo

Últimos dias para conferir, na Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, a exposição Di Cavalcanti com 46 obras do artista, selecionadas entre as mais de 570 que pertencem ao acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC), da USP. São desenhos, aquarelas e óleos que vão desde retratos e naturezas-mortas a paisagens, cenários, ilustrações e caricaturas.

A exposição é divida em três núcleos: Trajetória; Projetos, Ilustrações e Figuras Humanas; e Documentos.

O núcleo Trajetória traz cenas do cotidiano, paisagens e retratos, representando as buscas temáticas e técnicas do artista. Já em Projetos, Ilustrações e Figuras Humanas, o público poderá ver diversas figuras femininas realizadas ao longo da carreira do artista como o Retrato (Noêmia), sem data, e a tela Sem título (Mulher Sentada), datada de 1941. Além dessas pinturas, o núcleo abrange sátiras político-sociais e projetos gráficos.

Por último, em Documentos, há fotografias do artista em seu atelier, uma carta dirigida ao poeta Mario de Andrade, além da capa do catálogo criado por Di Cavalcanti para a exposição da Semana de Arte Moderna.

Emiliano Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, RJ, 1897 – 1976), foi um dos inspiradores da Semana de Arte Moderna de 1922, morou em São Paulo entre 1917 (quando freqüentou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco) e 1923, integrando-se ao grupo de intelectuais e artistas junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e tantos outros. Foi um dos artistas convidados da I Bienal de São Paulo, em 1951.


Exposição Di Cavalcanti

– Até 18 de abril, de terça a domingo das 9h às 18 horas
Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba
– Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 2, 4 e 5 –
– Estação Barra Funda do Metrô; tel.: (11) 3823-4600
www.memorial.org.br