Cultura: Exposição ‘Carlos Drummond – o Poeta Maior’ termina no próximo final de semana

Público tem até domingo, dia 17, para conferir a mostra em homenagem ao poeta

qua, 13/11/2002 - 12h24 | Do Portal do Governo

Termina no próximo final de semana a exposição ‘Carlos Drummond – o Poeta Maior’, em cartaz na Galeria Júlio Prestes, em São Paulo. O público tem até este domingo, dia 17, para conferir a mostra promovida pela Secretaria Estdual da Cultura em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

São mais 40 obras de 41 artistas contemporâneos que incluem telas com o rosto de Drummond, outras baseadas em poemas, com um papel ao lado onde está impressa a poesia que inspirou o pintor. Artistas e obras fazem parte do acervo da galeria da curadora Mali Villas-Bôas, de São Paulo, que coordenou a organização da exposição.

Entre eles, estão Sandra Scaffide, Mi Castelani, Lahhera e a escultora Dalila. O evento já foi mostrado em vários locais este ano, como Assembléia Legislativa de São Paulo e alguns centros culturais na Capital e Interior.

Um pouco de Drummond

Considerado um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902 e faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro. De família de fazendeiros em decadência, estudou em Belo Horizonte (MG) e com jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ).

Na capital mineira, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas. Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto (MG) em 1925, mas abandonou a profissão. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas.

Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e aposentou-se em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil

Exposição
Data: Até 17 de novembro de 2002
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Local: Galeria de Exposições Júlio Prestes – Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo-SP
Entrada gratuita

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

A.R.