Cultura: Estado lança hoje 23º Prêmio Estímulo de Curta-Metragem

Abertura será às 20 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS)

seg, 22/08/2005 - 10h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura lança nesta segunda-feira o 23º Prêmio Estímulo de Curta-Metragem, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a presença do secretário e cineasta João Batista de Andrade.

Realizado pela última vez em 2000, o Prêmio ganha uma importância ainda maior este ano. O edital vem reestruturado, com relação aos requisitos de inscrição. Um dos exemplos, é a menor quantidade de documentos exigidos para as inscrições e também a possibilidade de o orçamento do filme ser encaminhado na segunda etapa. As mudanças foram possíveis com a parceria firmada com a Associação Brasileira de Documentaristas (ADB).

No lançamento do edital, serão exibidos os filmes: História Familiar, de Tata Amaral (10 min), que trata do desgaste do relacionamento de um jovem casal numa metrópole dos anos 1980; Amargo Prazer, de Roberto Moreira (9 min), que traz lembranças de um amor passado, misturando momentos de alegria e tensão, de afeto e intransigência, de compreensão e repulsa; e Morte, de José Roberto Torero (15 min), com Paulo José e Laura Cardoso interpretando um casal que se prepara para a grande ‘viagem’, não esquecendo as flores, a música, a bagagem… tudo nos mínimos detalhes. Após a exibição de cada filme, os diretores falarão sobre o processo de criação e produção de seus filmes.

Um pouco da história

Quando a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo lançou o Prêmio Estímulo de Cinema, em 1968, não se imaginava que o fomento à produção de curtas fosse a porta de entrada para talentos como Aloysio Raulino, Tata Amaral e Beto Brant, premiados mais tarde em festivais de âmbito nacional e internacional.

O incentivo paulista ao cinema tem sido não apenas uma escola para jovens potenciais. É, ainda, uma alavanca para o pioneirismo que reúne a maior coletânea cinematográfica em quase 40 anos da história da sociedade do Estado, presente no acervo de 234 títulos produzidos por 150 realizadores em 22 edições, cuja qualidade pode ser apreciada no MIS.

Agora, o Prêmio chega à sua 23ª edição, sob a gestão do Secretário de Estado da Cultura, o cineasta João Batista de Andrade. A grande temporada do cinema paulista chega a partir de amanhã, até 06 de outubro, quando a Secretaria espera receber mais de 300 inscrições. Dentre essas, dez serão selecionadas para receber o incentivo do Estado. O edital do prêmio estará disponível no site www.cultura.sp.gov.br.

Lançamento do 23º Prêmio Estímulo de Curta-Metragem
Dia 22, segunda-feira, às 20h

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158. Jd. Europa. Tel. (11) 3062-9197
Acesso a portadores de deficiência
www.mis.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.