Cultura: Estado inaugura a 68.ª Sala de Leitura na Capital

Será neste sábado, dia 24

sex, 23/09/2005 - 18h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura inaugura neste sábado, dia 24, a 68ª Sala de Leitura do Estado. Desta vez, o local contemplado é a Casa da 3ª Idade, no Jardim Keralux, região de Ermelino Matarazzo, zona leste da capital.

A comunidade local receberá um acervo de 600 livros de vários gêneros: infantis, adultos, didáticos, estrangeiros, além de quatro estantes. As obras são doadas pela Secretaria por meio do programa São Paulo: Um Estado de Leitores.

A Casa da 3ª Idade é coordenada pelo Padre Ticão, responsável pela obra social da Igreja Nossa Senhora Aparecida, que mantém a Casa da 3ª Idade. A Sala de Leitura se integra aos projetos culturais e sociais da entidade, que também conta com o curso de alfabetização para a terceira idade.

São Paulo: um Estado de Leitores

Criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa tem a proposta de incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Em maio deste ano, o programa alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

A iniciativa privada contribuiu com o processo de implantação de salas e bibliotecas, além de doar livros e materiais. Entre as empresas que aderiram ao programa, destacam-se: Banco do Brasil, ABN AMRO Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Silvio Santos, Bovespa, Tim, e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e as fundações Nestlé, Camargo Correia, Telefônica e Victor Civita. Às Prefeituras coube oferecer as áreas para a implantação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los.

Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 60 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

Inauguração da 68ª Sala de Leitura

– Dia 24 de setembro, a partir de 10h
– Casa da 3ª Idade Jardim Keralux Ermelino Matarazzo
– Rua Bispo Martins, s/nº (Ao lado da Igreja Nossa senhora Aparecida)
– Próximo a USP LESTE