Cultura: Estado e BID assinam acordo para o programa Fábricas de Cultura

Cerimônia será realizada hoje, às 15 horas, no Museu da Casa Brasileira

qui, 29/01/2004 - 8h34 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 29, às 15 horas, no Museu da Casa Brasileira, o Governo do Estado de São Paulo assina, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Especial Japonês, um acordo de cooperação para desenvolver ações preparatórias do Programa de Cultura e Cidadania para Inclusão Social – Fábricas de Cultura. Com duração de nove meses, o acordo assegura US$ 450 mil, não reembolsável.

O objetivo geral do Programa é promover a participação igualitária de crianças e jovens dos distritos mais vulneráveis da capital, em atividades artísticas e culturais de qualidade, que contribuam para o seu desenvolvimento integral e sua inserção social e familiar.

Para cumprir o objetivo proposto, o Programa contará com uma ampla variedade de atividades artísticas e culturais nas seguintes áreas de expressão: Artes Cênicas, Artes Musicais, Artes Visuais, Multimídia e Leitura. Estas atividades serão desenvolvidas em parceria com associações sem fins lucrativos e a construção de aproximadamente 9 (nove) Centros Fábricas de Cultura em distritos com alto Índice de Vulnerabilidade Juvenil – IVJ.

Dentre os diferenciais deste Programa, destacam-se: a definição do Índice de Vulnerabilidade Juvenil feita pela SEC e pela Fundação Seade; a parceria com a comunidade; a criação dos conselhos distritais; e a escolha de aproximadamente 150 entidades associadas – EA, para atuar em conjunto com os Centros Fábricas de Cultura.

Fábricas de Cultura – Convênio BID e Secretaria de Estado da Cultura
Data: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2004
Horário: 15 horas
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brig. Faria Lima, 2705 – São Paulo/SP