Cultura: Estado doa mil livros a bibliotecas da periferia

Entrega faz parte do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores

qua, 13/08/2003 - 7h58 | Do Portal do Governo

Localizada no extremo Leste da Capital está a única biblioteca comunitária da Cidade Tiradentes, a primeira a receber 500 livros do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores. A entrega dos exemplares foi feita nesta terça-feira, dia 12, pela secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin. Será doada a mesma quantidade de livros à futura biblioteca da ONG Ação Comunitária Paroquial Jardim Colonial, situada no distrito vizinho, em Iguatemi.

“O Estado veio para ajudar e ser parceiro na iniciativa do Núcleo Força Ativa, que começou o serviço comunitário por conta própria. Com a doação, esperamos enriquecer o acervo da biblioteca e vamos ajudar na capacitação de bibliotecários para incentivar o hábito da leitura”, disse a secretária.

Criada e mantida pelo Núcleo Cultural Força Ativa – organização juvenil de Cidade Tiradentes – a biblioteca atende aos quase 200 mil habitantes. “O lugar tornou-se centro de integração social e cultural e ponto de encontro para discussões educacionais, políticas, artísticas e culturais. O trabalho é voltado à diminuição da desigualdade da população afro-brasileira e de promoção da luta contra o racismo e preconceitos. Queremos construir a identidade étnica a partir de nossa realidade e do nosso olhar”, explica o coordenador do Núcleo, Weber Lopes, de 25 anos.

Convite à leitura

Foi a história do Núcleo que motivou a Secretaria a iniciar a distribuição pelo local. Fundado em 1995 pelos meninos do grupo de rap Juventude Armada, o Força Ativa teve a idéia de montar uma biblioteca com o sucesso da música Vamos Ler Um Livro, apresentada pelos garotos nas escolas públicas locais.

A letra criada pelo grupo convidava o povo da periferia à leitura, mas não havia biblioteca pública no distrito e a comunidade tinha dificuldade de acesso ao livro. Então, os meninos resolveram fundar a primeira e única biblioteca comunitária de Cidade Tiradentes.

Em 1998, foi inaugurada graças a doações de estantes, livros e até de uma sala para abrigá-la. Toda a manutenção e serviço de empréstimo são feitos pelos voluntários dos 30 integrantes do Núcleo.

Centro cultural e social

Hoje, batizada de Centro de Documentação em Direitos Humanos e Biblioteca Comunitária Solano Trindade, a biblioteca possui aproximadamente duas mil obras e mais de 1,7 mil usuários. Em junho, 660 consulentes fizeram 3,96 mil empréstimos. Além de procurar o local à busca de leitura, alguns colaboram fazendo doações. Entre eles, as crianças.

No acervo encontram-se obras de Marx, Platão, Sartre, Lênin, Kant e Aristóteles. Há textos de literatura brasileira e estrangeira, romances e policiais. Os mais numerosos são os que tratam de questões étnicas, cidadania e direitos humanos.

Os livros estão catalogados, organizados em estantes e prontos para empréstimo à comunidade local, que apresenta o 😯 pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os 96 distritos do município de São Paulo. Cidade Tiradentes é o 13O distrito mais populoso da capital. Tem 40,3 mil domicílios permanentes e 163 mil moradores, dos quais 44% em idade entre zero e 18 anos.

Biblioteca chega a Iguatemi

A ONG Ação Comunitária Jardim Colonial, em Iguatemi, montará a biblioteca com a entrega dos 500 exemplares a ser feita pela secretaria. A coordenadora pedagógica da ONG, Ednalva Moura dos Santos, disse que o novo local vai funcionar imediatamente. “Assim que organizarmos os livros nas estantes, abriremos ao público.”

De acordo com Ednalva, a entidade oferece cursos de qualificação profissional a 460 jovens. Possui também sala de informática, chamada de ‘Garagem Digital’, com acesso a Internet. “É a única ONG que tem esse tipo de atuação em Iguatemi.”

Adolescentes sugerem títulos

A secretária visitou as instalações e conversou com os adolescentes. O assessor especial da Secretaria da Cultura, Ottaviano De Fiore, perguntou-lhes qual a biblioteca que queriam e quais as suas sugestões em relação aos títulos a serem doados.

Em resposta, reivindicaram livros de sociologia, psicologia, tecnologia da informação, ficção científica, literatura brasileira e estrangeira e textos que auxiliem os pré-vestibulandos.

Obras dos escritores Paulo Freire, Paulo Coelho e Shakespeare foram solicitadas. Também foram pedidos volumes da série Vaga-Lume e de Língua Portuguesa. A secretária ouviu atentamente e pediu que fossem anotadas as solicitações.

Serviço

O Núcleo Força Ativa fica na Avenida dos Têxteis, 1.050, Cidade Tiradentes, capital. Funciona das 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira

A ONG Ação Comunitária Jardim Colonial fica na Estrada da Colônia, 110, Iguatemi. Informações pelo telefone (11) 6731-8138 ou pelo site www.cpa.org.br

Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial

C.C.