Cultura: Estado apóia 1º Verão Literário de Santos

Será de 25 a 27 de fevereiro

qui, 24/02/2005 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) apóia de, 25 a 27 de fevereiro, o 1° Verão Literário de Santos. Além de montar na Pinacoteca Benedito Calixto, local do evento, a mostra ‘Croquis de Pagu’, a Secretaria pretende incrementar as arrecadações do projeto São Paulo: Um Estado de Leitores, pedindo a doação de um livro como entrada para o evento.

Os interessados verão palestras e debates com Lygia Fagundes Telles, Zuenir Ventura, Moacyr Scliar, José Miguel Wisnik, Adriana Lisboa, José Roberto Torero, Patrícia Secco e Lúcia Teixeira Furlani. O evento prevê, também, homenagear santistas ilustres, ligados a artes e literatura, como o poeta Vicente de Carvalho, o dramaturgo Plínio Marcos, o pintor Benedito Calixto e os escritores Narciso de Andrade, José Bonifácio de Andrada, Roldão Mendes Rosa, Maria José Aranha Rezende e Ruy Ribeiro Couto.

O 1° Verão Literário visa ampliar o gosto pela literatura, objetivo convergente ao do São Paulo: Estado de Leitores, projeto criado em 2003, pela SEC, para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, dos 645 municípios, havia 84 sem bibliotecas. Hoje, apenas 22 não a têm e até março a Secretaria cumpre a meta. Além disso, o programa abriu 49 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

1° Verão Literário de Santos
Pinacoteca Benedito Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, antiga avenida da praia, próximo à Conselheiro Nébias.
Tel: (13) 3288-2260
Entrada Franca. Doe um livro para o programa São Paulo: Um Estado de Leitores
Mais informações: www.veraoliterario.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.