Cultura: Estação Pinacoteca vai funcionar no antigo prédio do Dops

Novo espaço será inaugurado nesta quarta-feira, 21, às 19h30

qua, 21/01/2004 - 9h01 | Do Portal do Governo

Da Secretaria de Estado da Cultura


A partir desta quarta-feira, dia 21, a Pinacoteca do Estado de São Paulo ganha mais um edifício para ampliar suas atividades, o antigo prédio do Dops (Delegacia de Ordem e Política Social), situado no Largo General Osório, ao lado da Sala São Paulo. Pelo novo projeto, o edifício passa a abrigar parte do programa de mostras temporárias e as mostras infantis realizadas pela Pinacoteca durante o ano. O novo museu dispõe de uma área de 8 mil metros quadrados, subdividida em seis andares. O projeto completo de ocupação será entregue até o final de 2004.

Como extensão da Pinacoteca, o novo espaço vai permitir a criação de um centro de memória para preservação e pesquisa da história da instituição e a expansão de sua biblioteca, especializada em artes visuais, que será instalada no primeiro andar. Na Estação serão desenvolvidas ainda atividades de capacitação de professores.

A Estação abrigará também o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado para homenagear o casal paulista. O Gabinete vai oferecer consulta pública ao acervo de 2 mil gravuras pertencentes ao museu e começa a funcionar em maio. Nele haverá também dois espaços para exposições, um destinado a mostras do acervo e outro a obras de coleções particulares, além um ateliê de impressão para o desenvolvimento de novos projetos.

Inaugurado em 1914, o prédio foi desenhado por Ramos de Azevedo para servir de armazém à Cia. Sorocabana. Durante o regime militar foi sede do Dops e usado para repressão política. Hoje, totalmente restaurado, conforme projeto de Haron Cohen, o espaço é dotado de condições técnicas ideais para atividades museológicas e será reaberto como Estação Pinacoteca.

Inauguração da Estação Pinacoteca
Data: Quarta-feira, 21 de janeiro de 2004
Horário: 19h30
Local: Largo General Osório 66 – Luz – São Paulo/SP